Tocantins bate recorde na abertura de novas empresas

O aumento com relação ao ano passado é de 15,12%. Neste primeiro trimestre de 2009, foram abertas 1,210 novas empresas, conforme informou a Jucetins - Junta Comercial do Estado do Tocantins....

Pelo terceiro mês consecutivo, houve crescimento no número de empresas abertas no Tocantins. A Jucetins - Junta Comercial do Estado do Tocantins marcou novo recorde no período (janeiro, fevereiro e março), com a abertura de 1.210 novas empresas, o que representa um aumento de 15,12%, comparado ao mesmo período de 2008, quando foram registradas 1.051 novas firmas.

Com isso, o ano de 2009 mantem a seqüência de resultados altamente favoráveis com relação à abertura de novas empresas no Tocantins. Nos últimos três meses, dados estatísticos da Jucetins revelam crescimento nos três setores econômicos: Comércio, Serviços e Indústria.

O destaque foi o comércio, atividade que mais constituiu empreendimentos no período, chegando a 845 novas empresas, o que representa um crescimento de 13,72%, comparado ao mesmo período de 2008, quando foram registradas 743 novas firmas.

Serviços, em segundo lugar, com 283 empresas, um avanço de 23,04% em relação ao 1º trimestre de 2008, quando houve o cadastramento de 230 novas firmas do ramo. Na seqüência vem a indústria, com 82 novos empreendimentos, uma elevação de 2,5%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em 2008, 4.321 novas empresas foram abertas no Tocantins. Com esta marca, a autarquia superou o recorde anterior, ocorrido em 2007, quando houve o cadastramento de 3.950 novas firmas, um crescimento de 9,39%, no comparativo entre os dois anos.

Segundo o presidente da Jucetins, Raimundo Arruda Bucar, o crescente número de empresas vindas para o Tocantins atraídas pelo quadro de estabilidade econômica do Estado combinado a outros fatores, entre eles, o incentivo do Governo, a certeza da conclusão da Norte-Sul e a abundância de terra, energia e água é que colocam definitivamente o Tocantins no cenário produtivo nacional, fazendo com que grupos como Votorantim, Pionner, Carrefour, industrias de biodiesel e um grande shopping center decidissem se instalar no Estado.

 

Comentários (0)