O Tocantins participa no próximo sábado, 5, da Campanha Nacional contra a Hanseníase. Oito dermatologistas e 22 estudantes de medicina irão realizar exames de pele e dar orientações sobre a doença. O atendimento vai acontecer no Hospital Padre Luso, no Setor Jardim Aureny III, em Palmas, das 9h às 15h. A iniciativa é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Tocantins – SBD/TO. Está confirmada a participação de 24 Estados brasileiros.
Segundo o presidente da SBD Tocantins, José Tarciso da Silva, a ação quer alertar a população, além sensibilizar as autoridades de saúde sobre a importância da identificação precoce da doença.
“Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido é o tratamento. É importante que todos tenham consciência disso! O tratamento evita a incapacidade física e que a doença se espalhe”, disse o presidente acrescentando que o contágio é feito através das vias respiratórias, de uma pessoa portadora do bacilo de Hansen.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, que evolui lentamente. Os sinais estão ligados a lesões de pele e comprometimento dos troncos nervosos, principalmente os olhos, mãos e pés.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, entre os anos de 2005 e 2011, foram diagnosticados 8.361 casos novos da doença no Estado. Isso coloca o Tocantins como Estado hiperendêmico para hanseníase. Só no ano passado, de acordo com dados da Gerência de Núcleo da Hanseníase, foram registrados 973 casos da doença.
“Os números revelam uma situação preocupante. É preciso que todos tenham clareza disso!”, declarou o presidente.
A hanseníase é tratada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. A lista dos serviços de saúde que participarão da campanha no próximo sábado pode ser conferida no site. (Assessoria)
Comentários (0)