Tocantins tem quase o dobro de motos em relação a automóveis: crescimento foi de 761,68% desde o ano 2000

Estatísticas do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), aos quais o Site Roberta Tum teve acesso, mostram que o Estado possui quase o dobro do número de motos, em relação ao número de automóveis. De acordo com o Detran, entre os anos de 2000 ...

O estado do Tocantins possui quase o dobro do número de motos, em relação ao número de automóveis. A informação consta em estatísticas do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), aos quais o Site Roberta Tum teve acesso.

De acordo com os dados, o Estado tem 219.615 motocicletas emplacadas, contra 132.766 automóveis. O crescimento da frota de motocicletas no Estado foi de 761,68% entre os anos de 2000 e 2011, contra um crescimento de 386,99% da frota de automóveis no mesmo período.

O aumento do número de veículos em circulação no Estado e, principalmente, nas cidades de maior porte, traz uma série de consequências, tanto para motoristas, motociclistas, quanto para pedestres. Uma das consequências é o aumento no número de acidentes nas principais cidades do Estado, além da necessidade de adequação das vias públicas para receber um maior número de veículos.

Congestionamentos

De acordo com o chefe da Divisão de Qualificação de Credenciados e Parceiros do Detran, Yuri Neri de Assis, outra consequência do aumento da frota de veículos nas cidades de maior porte é o congestionamento em algumas vias. “Principalmente nos horários de pico, há aumento do fluxo de veículos em alguns pontos dessas cidades”, afirmou ele.

Yuri de Assis lembrou, no entanto, que o Detran possui equipe técnica capacitada para auxiliar os gestores municipais na busca de solução para estes problemas. “A responsabilidade pela gestão do trânsito nas cidades é do município, mas o Detran pode, através de parceria, orientar os gestores a respeito das mudanças que vão tornar o trânsito mais seguro”, argumentou.

 Municipalização

No Tocantins, de acordo com o chefe da Divisão existem apenas cinco municípios que optaram pela municipalização do sistema de trânsito: Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí Gurupi e Araguaína. (Antonio da Luz)

Comentários (0)