Três chapas devem concorrer ao pleito

Está prevista para acontecer em novembro deste ano a eleição para o conselho, diretoria e toda estrutura administrativa, que envolve mais de cinqüenta nomes, da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins - OAB-TO. Se confirmadas todas as pré-candidat...

 A realização das eleições depende de uma resolução do Conselho Federal de Advogados, que sanciona um período para a atual diretoria do Tocantins eleger uma comissão eleitoral, responsável por definir os prazos para registro das chapas, campanha pública e data das eleições, tendo o mês de novembro como prazo máximo para esse processo. A resolução só deve ser publicada em agosto, mas as articulações dos pré-candidatos já começaram.

Na última quinta-feira, 02, o atual presidente Ercílio Bezerra realizou uma reunião com mais de 500 advogados onde laçou oficialmente sua pré-candidatura a reeleição. Segundo Bezerra as realizações da atual administração são a principal confiança da diretoria ao laçar uma chapa para reeleição “Temos consultado os nossos colegas e o nível de realização de obras, a transformação e reestruturação que ordem passou são as credenciais que nos dão tranqüilidade para colocar o nosso nome diante da avaliação, confiante nos resultados”.

O lançamento da pré-candidatura a reeleição foi considerada uma atitude precipitada pelo advogado e membro do Conselho Federal da OAB, Julio Solimar. Juntamente com o ex-presidente Luciano Ayres, Solimar está articulando uma chapa de oposição que segundo ele, represente melhor o interesse da classe. “O que está ocorrendo é um descontentamento pela forma precipitada que o presidente se auto-lançou sem consultar os colegas e nós vamos em busca de uma chapa que represente melhor o desejo dos advogados”.

Solimar afirmou em entrevista ao Site Roberta Tum que ele se colocou a disposição para concorrer como presidente, mas nenhum nome foi confirmado até o momento. Solimar ainda disse que buscará a união com a chapa que está sendo preparada pela Associação de Advogados do Tocantins, “Nós estamos partindo para conciliação de uma chapa de oposição, o trabalho será para que haja uma união com a Associação, pois representaria com mais força a posição dos advogados”.

Associação não optará pela união

Em entrevista ao Site o presidente da Associação Tocantinense de Advogados, Gedeon Pitaluga Junior , afirmou que não existe a possibilidade de união de chapas e está convicto do favoritismo. “Nós agradecemos o convite, mas estamos em situação de vantagem no pleito, já que existe uma divisão no lado situacionista”.

A afirmação de Pitaluga se deve ao fato da candidatura oposicionista de Julio Solimar estar sendo apoiada pelo ex-presidente Luciano Ayres. “Ele (Ayres) esteve à frente da OAB por quatro mandados e quando o Ercílio Bezerra foi eleito, foi uma indicação do Luciano Ayres. Durante todos esses anos houve uma continuidade da administração do mesmo grupo”.

Pitaluga confirmou que é pré-candidato a presidente, porém o nome definitivo só será confirmado no lançamento oficial da chapa que acontecerá na segunda quinzena de agosto. Durante o mês de julho os membros articularão parcerias pelo Estado. Já estão marcadas reuniões com a classe amanhã, 07, em Gurupi, dia 11 e 12 em Araguaína e no dia 18 em Araguatins.

Comentários (0)