Trinta famílias de Tocantínia recebem chave da casa própria: prefeito Silvino fez entrega de obras

As unidades habitacionais populares foram entregues pelo prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PV), a 30 famílias na última sexta-feira, 6, selecionadas no programa programa Minha Casa Minha Vida. A obra, realizada com recursos do Governo Federal e...

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PV), entregou na tarde da última sexta-feira,6, Unidades Habitacionais Populares para 30 famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00, e que foram selecionadas e cadastradas por meio da Secretária Municipal de Assistencial Social, no programa Minha Casa Minha Vida. A obra, realizada com recursos do Governo Federal e contrapartida do município, concretiza o sonho de muitos moradores do município e de aldeias indígenas próximas a Tocantínia, além de contribuir na redução do déficit habitacional.

Ansioso como os moradores contemplados, o prefeito Silvino fez questão de entregar a cada um a chave das residências, bem como a escritura e o habite-se, sem nenhum custo para os contemplados. Cada imóvel possui um terreno de 280 m², com uma casa de 42m², composta de sala, cozinha, 02 quartos e banheiro. “Esse é um momento grandioso para a população de Tocantínia, pois estamos juntos realizando o sonho de uma parcela da nossa comunidade, que é a casa própria. E também queremos registrar aqui o orgulho de sermos o primeiro município do Tocantins a entregar as residências do Programa Minha Casa Minha Vida”, destacou o prefeito Manoel Silvino.

Iniciada no final de 2011, a obra foi finalizada em junho deste ano e contou com o apoio da população, que se ofereceu para contribuir na limpeza dos lotes. “Estou muito feliz. É uma oportunidade muito grande estar dentro dessa realização. Agora tenho um teto para morar”, disse Lilian Gonçalves Rios, de 27 anos, professora no Município de Tocantínia. Ela conta que já constituiu uma nova família ao lado dos filhos e do marido, mais que ainda reside na cada dos pais. “Hoje, tenho orgulho de dizer que tenho a minha casa própria”, ressaltou Lilian.

Com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 420.000,00, as casas foram entregues às famílias que atendem aos critérios do programa Minha Casa, Minha Vida. “Todas as famílias receberam a visita dos agentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social, que emitiram os pareceres sobre cada uma. Depois disso veio o cadastro e hoje estamos entregando a escritura,o habite-se e a chave de cada imóvel”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Ivanilde da Silva Monteiro.

Em Tocantínia, a população indígena foi lembrada por Manoel Silvino. “As famílias indígenas irão encontrar agora abrigo na cidade, ao visitarem a casa de amigos e parentes”, disse o prefeito. Para Ribamar Marinho Xerente, Cacique da Aldeia Porteira localizada próxima a cidade, a conquista indígena vai além da aquisição de moradias na cidade. “Silvino foi o único prefeito da cidade que reconheceu que a comunidade de Tocantinia também possui uma parte indígena. Trata-se aqui de igualdade”, disse. (Da assessoria-Victor Hugo Morais)

Durante seu discurso, o prefeito Silvino expressou a contribuição que a nova obra de Tocantínia traz para a redução do déficit habitacional. Ainda de acordo com Silvino, mais 40 casas serão entregues as famílias que já se cadastraram no programa.(Da assessoria ATM- Victor Hugo Morais).

 

Comentários (0)