UHE São Salvador: MIN atende imprensa hoje em Gurupi

...

O secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Josias Matos de Araújo, e o diretor de Meio Ambiente da UHE de São Salvador, Odilon Parente, concedem entrevista coletiva nesta quarta-feira, 4, sobre as obras e inauguração da usina. O encontro com a imprensa ocorre às 15h, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, na cidade de Gurupi, a 240 quilômetros de Palmas.

A Tractebel Energia, que faz parte do grupo Suez, é a responsável pela Hidrelétrica de São Salvador. O empreendimento foi construído por meio do consórcio formado pelas empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht. O investimento de R$ 850 milhões foi o primeiro do setor de energia a fazer parte do PAC – Programa de  Aceleração do Crescimento. A obra foi construída em 32 meses e está sendo entregue com dois anos de antecedência.

Além da construção da usina, foi implantada uma linha de transmissão que integra a geradora ao sistema elétrico, levando a energia produzida em São Salvador até a subestação Cana Brava, também localizada no Rio Tocantins, entre os municípios de Minaçu(GO) e Cavalcante (GO). De lá, a energia poderá ser distribuída para o SIN - Sistema Interligado Nacional. A UHE de São Salvador tem capacidade para gerar 243 MW, suficientes para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes.

Mais de R$ 100 milhões foram aplicados em 35 programas relativos à educação ambiental, ao remanejamento da  população, ao monitoramento, salvamento e conservação da fauna e flora, entre outros. Esse investimento foi voltado para minimizar os impactos ambientais da obra, seguindo as determinações de órgãos como o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e o Ministério Público.

A UHE de São Salvador será inaugurada nesta quinta-feira, 5, às 10h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Marcelo Miranda. Também estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. (Secom/Samuel Daltan)

Dados

Localização: Rio Tocantins, entre os municípios de São Salvador e Paranã Geração: 243 MW Turbinas: 02 (Kaplan) Vertedouro: 6 vãos Área do Reservatório: 104 Km² Concreto: 290.700 m³ Cimento: 55.000 t Área de Canteiro e Acampamento: 29.250 m²

Comentários (0)