Unitins deve se transformar em Universidade do Estado do Tocantins (UETO) até o fim do ano: estudos estão em andamento

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) deve ser transformada em Universidade do Tocantins (UETO) até o final deste ano. Para isso estudos já estão em andamento e a proposta deve ser encaminhada à Casa Civil e à Assembleia Legislativa. Segundo...

Estão em andamento na Fundação Universidade do Tocantins(Unitins) estudos para a elaboração de uma proposta para que mesma seja transformada na Universidade do Estado do Tocantins(UETO). A informação foi dada ao Site Roberta Tum na manhã desta quinta-feira, 24, pelo reitor da Fundação, Joaber Macedo, que ressaltou que a expectativa é que a transformação aconteça até o final deste ano.

“Estamos fazendo estudos, trabalhando para que haja esta transformação do regime até o final do ano”, explicou o reitor, que ressaltou que a proposta será encaminhada à Casa Civil e posteriormente à Assembleia Legislativa, para análise dos órgãos.

Ainda segundo o reitor, a reestruturação da Unitins será em sua composição jurídica e administrativa. “Hoje a Unitins tem sua composição como sendo uma instituição pública de direito privado, com a reestruturação ela passará a ser uma instituição pública de direito público”, enfatizou Macedo, que disse ainda que não haverá mudanças para os acadêmicos, já que hoje todos os cursos da Unitins são gratuitos. “A mudança principal será interna e para a busca de mais recursos”, destacou.

Conforme Macedo, um dos estudos que têm sido feito em torno da transformação diz respeito a mudança do regime dos funcionários da Fundação, que hoje são regidos pela CLT. “Os salários que a Unitins paga hoje já são compatíveis com os do Estado, então estamos estudando as possibilidades do regime passar a ser estatutário, mas por enquanto estamos nos estudos dessa possibilidade”, destacou o reitor.

EAD

Entre as mudanças que devem ocorrer com a reestruturação está a oferta de cursos à distância (EAD), que deve focar na demanda do Estado. “A nossa última turma com estudantes de outros estados no EAD foi concluída em dezembro, mas ainda há alunos com pendências e estamos terminando de atendê-los. Dentro deste estudo que está sendo feito, também estamos procurando uma forma de conciliar este atendimento com a nova estruturação que será proposta, pois a intenção é ofertar cursos EAD apenas dentro do Estado do Tocantins”, concluiu o reitor.

Comentários (0)