Por meio de parceria entre a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia e a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins iniciaram – se no ultimo sábado,3, os cursos graduação em Letras e Pedagogia na modalidade a Distância, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil.
A aula inaugural realizada no pólo de Educação a Distância de Palmas, Colégio Militar da Capital, contou com a presença do vice-reitor da Unitins, Fernando José Spanhol, da coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Rita Labanca, do coordenador Adjunto da UAB no Unitins, Igor Yepes e dos professores que vão ministrar as disciplinas e da Coordenadora do Polo de EaD de Palmas a Prof. Marilha Maciel. A aula também foi realizada no pólo de Cristalândia região Central do Estado e Araguacema.
Cem alunos participaram desse primeiro momento presencial e receberam orientações de como vão funcionar as aulas a Distância. Eles estavam motivados e cheios de expectativas boas, em ralação aos cursos. A exemplo da professora, Cleanes Avelino Amaral, que atua no magistério há 20 anos, agora terá a oportunidade de fazer uma graduação em Pedagogia, relata “Mesmo eu já tendo bastante experiência na prática pedagógica, sentia que ainda faltava mais conhecimento teórico e eu acredito que este curso vai me proporcionar isso”.
Já funcionária pública Maria Madrilene de Carvalho, mestre em educação, está cursando Letras por que: “Eu quero ampliar meus conhecimentos nas áreas de lingüística, linguagem e literatura, além de me aprofundar na língua espanhola que é a habilitação do curso.” explica.
Segundo o vice-reitor da Unitins, Fernando Spanhol, também coordenador da UAB, “A Unitins já é referência no Ensino a Distância. E com essa entrada na UAB a universidade está se consolidando como Instituição Pública que oferta cursos gratuitos e de qualidade para a população. No próximo semestre queremos ampliara ofertar destes cursos para os 18 polos da UAB no Estado ”, afirma Fernando Spanhol.
Esta é a primeira vez que a Unitins oferta cursos por meio do programa UAB. 300 alunos estão matriculados nos três polos, sendo 100 em cada polo. No Tocantins, atualmente são 3 mil 750 alunos matriculados nos 16 polos, distribuídos por várias regiões do Estado. O Programa é desenvolvido pela SECT, em parceria com a CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Universidades Publicas e algumas Prefeituras Municipais. (Ascom)
Comentários (0)