Universidade da Maturidade é apresentada como proposta de Política Nacional do Idoso: ministra convida representantes para integrarem ações

O programa Universidade da Maturidade foi apresentado a Ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, como uma proposta de política pública nacional de direito ao idoso pela Uma/UFT. Após a exposição do Projeto, a Minis...

Em Brasília, nesta quinta-feira, 10, a equipe da UMA/UFT apresentou à Ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, o Programa "Universidade da Maturidade" como uma proposta de política pública nacional de direito ao idoso.

Os Professores Neila Osório e Luiz Neto fizeram uma breve explanação sobre as principais diretrizes da UMA, que é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins, voltado à pessoa idosa.

Após a exposição do Projeto, a Ministra Maria do Rosário convidou os representantes da UMA para integrarem ações da Política Nacional do Idoso, que vem sendo executada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos. A Ministra também marcou uma visita a Palmas para conhecer o Projeto de perto.

Na ocasião, Maria do Rosário recebeu vários presentes da Universidade da Maturidade, confeccionados pelos acadêmicos do Projeto e também um kit com produtos típicos do Tocantins, entregue pelo Secretario Estadual de Educação, Danilo de Melo.

Além da coordenadora da Universidade da Maturidade, Profª. Neila Osório, também estiveram presentes na reunião: o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero, o vice-coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto; o Primeiro Secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes; o coordenador da Bancada Federal, deputado Laurez Moreira; a Prof. Margô Gomes, coordenadora da pós-graduação em Gerontologia da Universidade de Brasília (UnB) e o Geriatra da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Dr. Mauro Karnikowisk.

Sobre a UMA

A Universidade da Maturidade enseja uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Atende pessoas com idades acima de 45 anos, com atividades acadêmicas, físicas, culturais e sociais.

Sobre a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SEDH) 

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), criada pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, é o órgão da Presidência da República que trata da articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e proteção dos direitos humanos. A Secretaria de Direitos Humanos apóia projetos governamentais e projetos de organizações da sociedade quando estes se alinham com as competências da SEDH e com os objetivos dos programas governamentais sob sua responsabilidade no âmbito dos Planos Plurianuais e das leis orçamentárias anuais. (Assessoria)

 

Comentários (0)