Todas as crianças, menores de sete anos de idade, devem comparecer, em um dos 50 postos espalhados em Palmas, para serem vacinadas, neste sábado, dia 13 de agosto, entre 8 e 17. As crianças menores de 5 anos vão tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, tríplice viral e terão suplemento de Vitamina "A". As menores de sete anos de idade vão ser imunizadas contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
A abertura das campanhas será às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, onde haverá a presença das autoridades da Saúde Municipal e Estadual, bem como, a apresentação dos Anjos da Enfermagem que vão entreter as crianças, pois a vacina contra o sarampo é via injetável e costuma causar mais ansiedade nos pequeninos.
Proteção
“Além de complementar a vacinação contra a poliomelite, objetivo é reforçar a imunização contra a rubéola, a caxumba e o sarampo, uma vez que, muitos países têm registrado casos de sarampo, nos últimos meses. No Brasil também houve registros de casos deste agravo, porém todos relacionados à importação do vírus de outros países” - explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.
Vitamina A
Toda criança, entre 6 meses e menor de cinco anos, terá suplementação de Vitamina “A”, nos postos de vacinação, em Palmas. “A aplicação, via oral, da Vitamina “A” visa reduzir e erradicar a deficiência nutricional desse nutriente, cuja insuficiência traz sérios danos à saúde” – informa.
Preparativos
De acordo com Juliana Araújo de Souza Oliva, Coordenadora de Imunização de Palmas, cerca de 900 profissionais da Semus e 30 estagiários de Enfermagem da ULBRA estarão envolvidos nas campanhas. “Neste dia, teremos 36 unidades de saúde abertas e também outros locais como igrejas e escolas, totalizando cerca de 50 postos que vão funcionar até às 17 horas” - avisa a coordenadora.
A Poliomelite e o Sarampo
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus polioenterovírus, que traz consequencias graves para as crianças, com sequelas que perduram por toda a vida, como a impossibilidade ou grande dificuldade para se movimentar. O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, que se manifesta por alterações marcantes da pele, com comprometimento de vários outros órgãos do corpo. Os principais sintomas são: febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite. (Da assessoria)
Comentários (0)