Veja aponta Tocantins à frente no ranking do desenvolvimento

A revista Veja desta semana, traz reportagem sobre o novo "ranking do desenvolvimento", medido através do IDSE - criado pela Fundação Getúlio Vargas - um índice mais abrangente que o IDH. Nele o Tocantins aparece como destaque: é o estado que mais cr...

A matéria assinada pelo jornalista Benedito Sverberi apresenta ao leitor o IDSE - Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, para medir é “36 variáveis econômicas e sociais, capaz de cotejar com apuro o nível de bem estar nas 27 unidades da Federação”, aponta a reportagem.

Pois na pesquisa da FGV os dados que levam em conta quesitos como educação, saúde e segurança, o Tocantins é destaque. O interessante é que o salto se verifica a partir de 2002, já que – segundo a reportagem de Veja - “Em 2001, o estado era um dos menos desenvolvidos do País, num patamar semelhante ao de Alagoas, base do ex-presidente Fernando Collor”. Agora, segundo o repórter, o Tocantins já se distancia dos demais.

Os motivos

Ao avaliar o Tocantins como destaque, a reportagem de Veja, intitulada “Nos trilhos do avanço”, diz que “o avanço tocantinense foi impulsionado, em primeiro lugar pelo agronegócio, que tem na região uma de suas últimas fronteiras de expansão”. Outros motivos continuam citados pelo repórter: “Menos endividado que os demais, o seu governo possui caixa para investir em infraestrutura e em projetos sociais, o que ajudou a reduzir seu atraso”.

Finalmente, a atração de grandes investimentos públicos – a exemplo da citada Ferrovia Norte-Sul - e privados, como os frigoríficos e processadores de soja é um diferencial apontado como definitivo para o crescimento do estado. No item “renda per capita” o Tocantins se encontra à frente de 11 estados da federação, entre eles a Paraíba, o Pará, Sergipe e Amazonas. No IDSE, o Tocantins desponta como o estado que – proporcionalmente - mais avançou nos últimos 8 anos.

Comentários (0)