O Prêmio Sebrae de Jornalismo homenageou os vencedores estaduais nesta terça-feira (8), com um jantar no Restaurante Mumbuca em Palmas, Tocantins. Nesta edição, foram inscritos 15 trabalhos do Tocantins em 4 categorias. Os vencedores receberam troféu e certificado. O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho; da diretora superintendente do Sebrae, Marcia Rodrigues; da diretora técnica, Mila Jaber e do diretor de administração e finanças, Jarbas Meurer; do presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor), Júnior Veras, dentre outros convidados.
Nesta etapa, Daniel Lelis, da Organização Jaime Câmara, foi o vencedor na categoria telejornalismo, com a matéria “Empreendedorismo em Araguaína”. A jornalista Marinilda Santos, da Rádio Palmas 96,1, levou o troféu na categoria radiojornalismo, com a matéria “Pneu Velho – Fonte de Negócio e Sustentabilidade”. Com a matéria “Inovação no manuseio do pequi”, a jornalista Luana Evangelista, foi a vencedora na categoria jornalismo impresso, pelo Jornal Girassol. Não houve nenhum finalista na categoria webjornalismo.
O repórter Daniel Lelis disse que sua reportagem foi produzida por ocasião do aniversário da cidade de Araguaína. “Busquei fazer uma matéria que retratasse a importância do empreendedorismo para a economia local. Além disso, trouxe as dicas de um consultor orientando sobre como abrir um negócio. Acredito que a valorização das fontes enriqueceu a matéria”.
Vencedora na categoria de radiojornalismo, Marinilda Santos conta que foi uma experiência muito gratificante retratar a história de um empreendedor que investiu em um pequeno negócio voltado para sustentabilidade. “A iniciativa da fonte em mostrar os valores do interior, a pluralidade das informações e a riqueza na edição, apresentando qualidade na trilha e no áudio devem ter contribuído para este resultado”, disse.
A repórter Luana Evangelista também ficou muito satisfeita com o resultado. “A inovação na empresa e nos produtos é fundamental para aqueles que almejam empreender um negócio. Escrever de forma objetiva, criativa e bem articulada é fundamental para a construção de um bom texto”, afirmou.
Os três vencedores foram unânimes em afirmar que o prêmio agrega muito na carreira do profissional. “É muito bacana ser avaliado por jornalistas de instituições de credibilidade. O Sebrae e parceiros estão de parabéns pela iniciativa de valorizar os jornalistas”, pontuou os jornalistas.
A superintendente do Sebrae, Marcia Rodrigues comentou que a parceria da imprensa é fundamental para colocar os pequenos negócios em pauta. “A missão do Sebrae é disseminar o conhecimento para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e a imprensa tem sido uma grande parceira, dando visibilidade as iniciativas de sucesso desses empresários”, finalizou.
O Prêmio é uma realização do Sebrae Nacional, Revista Imprensa com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Um corpo de jurados composto por jornalistas das 27 unidades federativas do país realizou o processo de seleção das matérias. Cada um desses júris estaduais foi constituído por dois representantes do Sebrae, um da Fenaj, um da Intercom e um da Revista Imprensa.
Os vencedores na etapa estadual continuam na disputa pelo Prêmio Sebrae. Eles participarão da cerimônia no dia 3 de julho, em Brasília, onde serão conhecidos os vencedores nacionais. Dos 1.143 inscritos no Prêmio Sebrae em todo o país, 78 reportagens foram classificadas, sendo 12 do Centro-Oeste, 27 do Nordeste, 16 do Norte, 15 do Sudeste e oito do Sul. (Ascom)
Comentários (0)