Vereador denuncia prefeitura de Lajeado: administração estaria autorizando empréstimo a pessoas que não são funcionários

Nesta sexta-feira, 26, o vereador de Lajeado, Edilson Gonçalves (PTB), protocolou junto ao MPE notícia criminal contra Prefeitura do município. Segundo o vereador, há indícios de improbidade administrativa porque a administração estaria concedendo em...

O vereador de Lajeado, Edilson Gonçalves Mascarenhas (PTB), esteve nesta sexta-feira, 26, no Site Roberta Tum para apresentar cópia do documento protocolado junto ao Ministério Público que oferece notícia criminal contra a Prefeitura de Lajeado por suposta “contratação e pagamento de empréstimo consignado em folha de pagamento da prefeitura através de conluio fraudulento com o Banco do Brasil”.

Segundo consta no documento, no dia 20 de março de 2009 a prefeita, Márcia Costa Reis, através de convênio com o BB autorizou a contratação de empréstimo para A.A. S. que seria pago pela própria prefeitura sem que o referido beneficiário tivesse vínculo com a mesma.

Segundo o vereador há conluio entre o BB, agência de Miracema, e a prefeitura tendo em vista que uma representante ministerial do município requereu ao Banco a relação de servidores que contraíram empréstimo e foi possível constatar a situação.

“No documento que eles deram constava a ralação incompleta dos empréstimos contraídos. Além disso, a prefeitura está concedendo empréstimos pagos pela própria administração a pessoas que não pertencem ao quadro de servidores”, informou o vereador.

De acordo com Mascarenhas, tendo em vista os fatos, ele juntamente com o vereador Fábio Bezerra e a Associação de Pescadores de Lajeado, requereu ao MPE que tome as providências cabíveis tendo em vista que a situação constitui ato de improbidade administrativa. “Isso é improbidade administrativa por facilitação ou concorrência para a incorporação ao patrimônio particular, bem como por violação aos princípios da administração pública”, destaca o vereador.

Como consta no documento protocolado, também foi solicitado que sejam exigidas do BB as informações atualizadas acerca dos valores descontados na conta do município bem como cópias dos documentos que instruíram a elaboração do contrato de empréstimos.

Outro lado

A prefeita de Lajeado, Márcia da Costa Reis Carvalho, foi procurada pelo Site RT na tarde desta sexta-feira, 26 para comentar sobre o caso, mas não foi encontrada. Vale ressaltar que o espaço continua aberto caso a prefeita deseje falar sobre a situação.

Comentários (0)