Em sessão extraordinária da Câmara nesta quinta-feira, 15, foi votado e aprovado o Projeto de Lei que dispõe sobre o reajuste de 24% dos vencimentos base dos profissionais da educação básica de acordo com o piso salarial do magistério. O reajuste terá efeito retroativo do mês de janeiro para os professores e a partir de 1º de abril para os técnicos e agentes administrativo-educacionais e os de transporte educacional.
De acordo com o presidente da Câmara, Ivory de Lira (PT) o aumento concedido aos servidores significa um avanço. “Enquanto milhares de municípios brasileiros não estão dando conta de pagar o piso salarial, o município de Palmas tem feito isso e vem valorizando o profissional”, informou.
Já a vereadora Divina Márcia (PTN), relatora do projeto, destacou que o aumento é merecido e que os professores merecem o benefício. “Nossos professores merecem essa grande melhoria. Agradecemos ao prefeito Raul Filho, principalmente porque a nossa educação é referência nacional”, afirmou.
Secretário destaca avanço
Em entrevista ao Site Roberta Tum o secretário municipal de Educação, Zenóbio Arruda, afirmou que o aumento é uma forma de valorizar os professores frente a dedicação e ao comprometimento dos profissionais. “Estamos apenas reconhecendo o trabalho desses profissionais. Com o benefício, cerca de 2.130 professores e 1.250 técnicos serão contemplados. A profissão de educador deve ser sempre valorizada porque são eles que são responsáveis por construir cidadãos conscientes de sua participação social”, afirmou.
Outras aprovações
Na mesma sessão também foram aprovadas outras matérias. O presidente da Casa, vereador Ivory obteve a aprovação da propositura que concede o nome de Arnoud Rodrigues ao Centro de Convenções de Palmas.
Também foram aprovados os projetos de lei do vereador Milton Neres (PR) que declara de Utilidade Pública a Associação das Indústrias de Confecção do Tocantins (ASSINCOTO) e concede Título de Cidadão Palmense para Mônica Avelino Arrais. Já Lúcio Campelo (PR) que também solicitou concessão de Utilidade Pública, pretende beneficiar as entidades civis constituídas em Palmas. A instituição da Campanha Municipal de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout é o teor da matéria aprovada de autoria do vereador Folha (PTN). (Com inações da Ascom)
Comentários (0)