Vereadores de Gurupi protestam contra fechamento de escola: subsecretária explica que número de alunos é insuficiente

Um requerimento solicitando o não fechamento da escola João Thiago da Costa, localizada na zona rural de Gurupi será apresentado na Câmara nesta terça,13. Segundo o vereador Kita Maciel (PMDB), é inadmissível o fechamento da escola tendo em vista ...

O vereador de Gurupi, Kita Maciel (PMDB) vai apresentar nesta terça,13, ás 20 horas, na Câmara do município um requerimento e uma indicação solicitando o não fechamento da Escola João Thiago da Costa localizada na zona rural, a 80km de Gurupi. Segundo informou, a determinação do fechamento da escola é da Secretaria da Educação do município.

A indicação será feita ao prefeito Alexandre Abdalla e o requerimento ao secretário, Antônio Carlos Barbazia, tendo em vista que segundo o vereador, unidade escolar é a única agrícola do município e possui aproximadamente 21 anos de existência.

Em entrevista ao Site Roberta Tum, o vereador afirmou que é inadmissível o fechamento da escola. “É um crime dentro do século 21 fechar sala de aula. A escola é organizada e tem atualmente 70 alunos. Os pais dos alunos já manifestaram a preocupação deles com relação a essa situação e fizeram até um abaixo assinado. Até o final de semana eu vou lá para verificar a situação”, informou.

Kita Maciel informou ainda que se a escola fechar vai entrar com ação na Justiça. “Não posso permitir um abuso desses e irei à justiça se eles continuaram com essa decisão”, destacou. O requerimento e a indicação são subscritos pelos vereadores, Professor Cabo Carlos (PT), Denes Teixeira (PPS) e Professora Zenaide (PSB).

Projeto de inclusão digital

Outro questionamento do vereador diz respeito ao projeto de inclusão digital “Tecnologia e movimento na prática pedagógica dos professores do Centro de Ensino Integrado Rural João Tiago da Costa” que tem como objetivo melhorar a prática docente e contribuir para a qualidade do processo de ensino aprendizagem, por meio da inclusão digital.

Segundo Maciel, a escola foi contemplada com o projeto do Ministério das Comunicações em parceria com o IFTO de Gurupi em 2011 e deve receber do Ministério das Comunicações R$ 200 mil para realização dos trabalhos. “Agora eu pergunto, como vai ficar isso? O que será feito com esse dinheiro se a escola fechar?”, questionou.

Falta de alunos

De acordo informações da subsecretária de Educação, Marilsa Coelho de Sousa, a escola será fechada porque não tem o número de alunos suficientes. “O maior número de alunos por turma é nove, temos também turmas variando com dois e três alunos e fica inviável manter esses alunos nessa escola, porque só o gasto mensal com folha de pagamento dos professores é de 50 mil reais”, informou.

Marilsa explicou também que os alunos não serão prejudicados. “Eles serão remanejados para a escola Municipal Benevuto,que fica a 10 km da escola rural João Thiago da Costa. Um ônibus irá levar esses alunos e professores a escola”,informou. A subscretária destacou, ainda, que até o final do mês todos os 62 alunos da escola terão sido transferidos

Sem prejuízos

Já com relação ao questionamento do vereador , a subscretária informou que o projeto não será interrompido em razão das transferências dos alunos. “Isso porque o projeto é direcionado para a comunidade daquela região e não é específico para os alunos . Ninguém será prejudicado e se houver necessidade iremos transferir o projeto para a escola Benevuto”, finalizou.

Comentários (0)