Vereadores fazem homenagem especial as mães na Câmara de Palmas

As mães receberam homenagem especial na Câmara de Vereadores em comemoração ao seu dia, comemorado no próximo domingo. Em homenagem especial às funcionárias da Casa, Divina Márcia entregou um vaso de flores a sua mãe e à servidora Raimunda Neta Alves...

”Um ser iluminado, cheio de amor, carinho e paz.” Assim, a vereadora Divina Márcia (PTN) definiu as mães, ressaltando ser assim que vê a sua própria mãe, Horcalina.

Durante sessão especial em homenagem ao Dia das Mães, nesta quinta-feira, 10, na Câmara, em nome de todas elas, e numa alusão especial às funcionárias da Casa, Divina Márcia entregou um vaso de flores a sua mãe e à servidora Raimunda Neta Alves Pereira. Em referência às mães políticas, fez uma homenagem especial à vereadora Cirlene Pugliesi (PMDB).

Em seguida, leu um poema, de autor desconhecido, destacando a mãe, “uma mulher virtuosa, cheia de qualidades e de um coração acolhedor”.

Emocionada, a vereadora Cirlene Pugliesi disse que as mães doam as suas vidas quando geram uma criança. “Que nós sejamos as mudanças que queremos para o mundo, com mais justiça, amor e carinho.”

A apóstola Vera Lúcia, da Igreja de Cristo, leu versículo da Bíblia, descrevendo as tarefas e atitudes das mães. Lembrou que, hoje, a mulher, diversificou as suas atividades, mas não deixou de edificar a sua casa e de gerar seus filhos, cuidando deles e os orientando todos os dias.

Em nome do vereador Lúcio Campelo (PR), a sua mulher, Marinês, lembrou que os filhos são presentes de Deus. “É uma missão árdua e uma bênção.” Falou, ainda, sobre a dor de ver um filho morto. “Se você não tiver Deus, você não consegue se segurar”, disse Marinês, que já perdeu dois filhos.

“A mulher é a coluna de sustentação da família e da sociedade”, afirmou o vereador Milton Neris (PR). “Por mais problema que o filho possa dar, a mãe nunca o abandona”, afirmou. “Que Deus possa dar a vocês cada vez mais sabedoria.”

“Era plano de Deus que as famílias fossem tudo numa sociedade, com o homem e a mulher. A destruição da família é que está levando a sociedade ao caos”, avaliou. “Só a mulher pode gerar filhos, porque Deus assim determinou, e nada vai mudar isso.” Previu, também, que uma mulher ainda vai comandar Palmas.

O vereador Damaso (PR) disse que ser mãe é passar a noite em claro para cuidar do filho doente, ficar apreensiva quando ele demora a chegar, quando vai para a escola, quando se forma, orientar a filha quando ela se torna mulher. “Tudo faz o seu coração disparar. Isso é amor.

Contou que sua mãe, que tinha nove filhos, quando viajava de trem, ao chegar ao destino, contava um por um, para ter certeza de que não perdera nenhum. Para ele, o maior exemplo de maternidade é Maria, mãe de Jesus Cristo. “Como Maria, vocês, mulheres, guardam os filhos no coração”

Presente à sessão, a deputada Luana Ribeiro (PR) disse que passou a valorizar mais a sua mãe, quando teve seus filhos. “Passei a observar a vida com outros olhos e vi que a gente pode amar mais a nossa mãe.” Lembrou da sogra que morreu sem bens, mas deixou um legado de dignidade para os filhos. “Então, tudo na minha vida é pautado em dignificar meu lar, meus filhos e minha família.” Para a deputada, a mulher é ponto de equilíbrio da sociedade.

Em homenagem a vereadora Divina Márcia, ressaltou que, embora não seja mãe fisicamente, é “mãe de toda a sociedade”. Também fez referência à servidora da Casa Célia Bretas Tahan, que é neta da renomada poetisa Cora Coralina. “Sua responsabilidade é maior ainda. Você não representa apenas o jornalismo tocantinense, mas também uma história de vida de uma das maiores poetisas do País. Teve a honra de ser a única neta com um poema escrito especialmente para você”, destacou, emocionando a jornalista.

Como parte da sessão, os cantores de música gospel Marlon e Cláudio interpretaram a música Fogão de Lenha, de Carlos Colla, Maurício Duboc e Xororó.

Na sessão, a coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Rosimar Mendes da Silva, representou o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Estiveram presentes, além dos vereadores Damaso, Milton Neris e Cirlene Pugliesi, a pastora Evandra Denadai, da Igreja de Cristo, e Gisele Dantas, da Igreja Mundial do Poder de Deus. (Ascom/CMPalmas)

 

Comentários (0)