CGU abre inscrições para quatro programas estudantis 

Programas são direcionados aos estudantes do ensino fundamental e médio e trabalharão temáticas relacionadas ao senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade

Crédito: Mari Rios/Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral da União (CGU) abriu as inscrições para quatro programas voltados aos estudantes. Os chamados "Um Por Todos e Todos Por um!", "A turma da Cidadania", "Game da Cidadania"e "Concurso de Desenho e Redação", são programas com foco em temáticas relacionadas ao senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade. Podem se inscrever estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das unidades escolares públicas e privadas. 

 

Os programas disponibilizam aos inscritos, professores e estudantes, materiais didáticos (revistas, cartilhas e vídeos) e aplicativos. Os inscritos podem escolher participar de um ou de todos, conforme as orientações de cada programa.

 

O Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT) é uma iniciativa da CGU em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, cujo objetivo é despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

 

O UPT é voltado para estudantes do ensino fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do ensino fundamental e ainda materiais complementares como vídeos, tirinhas, histórias que podem ser usadas livremente pelo educador em qualquer fase escolar.

 

Para se inscrever no Um Por Todos e Todos Por Um! os interessados devem acessar e preencher os formulários disponíveis no link https://formularios.cgu.gov.br/index.php/811791?lang=pt-BR. Confirmada a participação no Programa, a CGU dá sequência às orientações e providências necessárias para o envio do material e o efetivo desenvolvimento das atividades previstas.

 

A Turma da Cidadania

O programa, A Turma da Cidadania, objetiva incentivar o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e adolescentes. O projeto é indicado aos estudantes e professores do Ensino Fundamental ou de acordo com a avaliação do professor quanto à pertinência de aplicação do material para sua turma. Para participar, acesse o formulário para se inscrever no projeto. https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/turma-da-cidadania.

 

Game da Cidadania

 

O Game da Cidadania é uma atividade interativa, desenvolvida pela área de educação cidadã da CGU, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada de forma gratuita e virtual e visa estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem, no intuito de desenvolver a consciência crítica sobre dilemas e desafios relacionados à ética e à cidadania que ocorrem no nosso dia a dia.

 

Pode participar do Game, adolescentes e jovens de todo o país, com idade entre 11 e 17 anos. Os aplicativos estão disponíveis para download para IOS e Android nas lojas de aplicativos, bem como estão disponíveis para acesso via web por meio do seguinte link e, por fim, os aplicativos também poderão ser solicitados por instituições educacionais para instalação em computadores. Mais informações podem ser acessadas no link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/game-da-cidadania.

 

Concurso de Desenho e Redação

 

O Concurso de Desenho e Redação (CDR) é uma ação pedagógico-cultural que objetiva proporcionar, para estudantes e professores, experiências de aprendizagem com foco em temáticas como ética, cidadania, participação social e combate à corrupção. O público-alvo do programa são estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Informações adicionais podem ser acessadas no link: https://concursos.cgu.gov.br/redacao-e-desenho/edicao/2/pagina-inicial.

 

 

Comentários (0)