Empresários investem em food trucks, e sobressaem com criatividade e autenticidade

Erik Machado e Jairo de Mesquita viram no food truck oportunidade de empreender em Palmas. Presidente da Fecomércio ressalta serviços que a instituição oferta para incentivar empresariado a crescer

Empresários trazem inovação em food truck
Descrição: Empresários trazem inovação em food truck Crédito: Divulgaçao

A atividade de venda de comida de rua é bem antiga, mas a nova tendência, que já chegou a Palmas são os inovadores food trucks, que estão cada vez mais estilizados. Essa tem sido uma das formas que os pequenos empreendedores encontraram para atingir o maior número de pessoas, apresentando comidas personalizadas com preço acessível.

 

É o caso do microempresário palmense Erik Machado Dias do Espírito Santo. Juntamente com seu sócio, Jairo de Mesquita Souza, fundaram a Charcutaria Up Food, uma empresa especializada em sanduíches de linguiça. Os empresários são um dos exemplos de como é possível se reinventar para driblar o momento de recessão pelo qual o país está passando e trazer um diferencial para a cidade que está em crescimento e conta com consumidores cada vez mais exigentes.

 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os primeiros food trucks começaram a ficar famosos justamente em tempos de crise. A modalidade veio à tona com a crise econômica norte-americana, onde vários restaurantes fecharam as portas. Para continuar trabalhando, os chefs de cozinha aproveitaram a oportunidade de servir nas ruas alimentos da alta gastronomia a baixo custo.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias, Erik contou que deixou o trabalho que fazia há dez anos em uma renomada franquia de óculos e acessórios para investir em um sonho: montar o próprio negócio, mas trazendo algum diferencial que atraísse os clientes. “Logo chegamos à ideia do food truck, e viajando para Goiânia (GO), decidi que iriamos trabalhar com produtos de qualidade e que aproveitaríamos a praticidade de escolher os melhores lugares para estacionar”, explicou o microempresário.

 

A facilidade em levar a cozinha para diversos pontos e ainda participar de eventos pela cidade foi o que mais atraiu os investidores. Segundo Erik, ele já conhecia a modalidade de negócio, através de viagens que havia feito pelo país e vislumbrou o potencial que teria se a trouxesse para Palmas. Então, ele fez pesquisas, buscou conhecimento através de cursos e encomendou o trailer. “Conseguimos montar um trailer da forma que queríamos e fizemos um projeto voltado para a sustentabilidade”, conta o empresário que afirma ter investido cerca de R$ 27 mil no negócio, um custo considerado baixo.

 

O food truck dos empresários tem identidade bem definida, com forte apelo ao público jovem, característica enfatizada nos detalhes, tais como atendimento, trilha sonora e relacionamento nas mídias sociais.

 

Econômico e prático, o projeto do trailer atualmente está rendendo aos empresários Royalties pela venda dos direitos e Erik disse que muitos investidores já demonstraram interesse em trazer o modelo para a Capital.

 

Parcerias

A perspectiva é fazer parcerias com outros investidores para ampliar a oferta de serviços dessa modalidade. “Estamos com um projeto de parceria com outros food trucks para montarmos uma praça de alimentação móvel aqui em Palmas”, ressaltou.

 

Desde que montaram o negócio, há cerca de oito meses, os empresários já participaram de grandes eventos como o Festeja Palmas e Rally dos Sertões. Recentemente eles também foram convidados a estacionar no I Festival Degust, iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel) em parceria com a Fecomércio no evento Liquida Moda.

 

O espaço que vem ganhando através dos eventos é uma boa oportunidade para popularizar o negócio. “Tem sido muito positivo para nós essa aceitação pelas entidades e estamos aproveitando todas as oportunidades para ficarmos mais próximos da maior quantidade de público”, enfatizou Erik.

 

Redes Sociais

A internet tem sido usada como ferramenta fundamental para alcançar os clientes e os empresários estão aproveitando para criar uma proximidade com o público que eles propositalmente chamam de fãs. “Foi uma sacada que a gente teve após alguns cursos com coaches, e tem sido o nosso diferencial nas redes”, disse Erik, ressaltando que até mesmo a escolha do nome da empresa se deu por meio da interação com os seguidores.

 

Incentivo

O presidente interino do Sistema Fecomércio, Domingos Tavares de Sousa, disse em entrevista ao T1 que é ofertado aos futuros empreendedores uma visão do cenário econômico de Palmas através de pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a instituição. “Uma das maneiras de incentivarmos o futuro empreendedor e até mesmo o empresário é mostrar o cenário econômico de Palmas, por meio das pesquisas realizadas pela CNC em parceria conosco. Além disso, temos pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio que mostram a expectativa e sondagem de vendas nas principais datas comemorativas”, explica o presidente.  

 

Assim como os estabelecimentos fixos para o comércio, os food trucks precisam estar regularizados de acordo com as normas da vigilância sanitária e da prefeitura. Conforme o empresário Erik Machado, ele foi até a prefeitura de Palmas onde precisou informar os locais onde pretendia estacionar o trailer e após todos os procedimentos, retirou o alvará para o funcionamento.

 

A Fecomércio informou que ainda não fora solicitado por empresários pesquisas específicas sobre os veículos adaptados para a venda de refeições nas ruas, mas o presidente garantiu que o instituto vem buscando formas de incentivar os novos empreendedores. “Lutamos ao lado do empresariado, pela aprovação ou manutenção de leis que contribuam com o desenvolvimento do comércio tocantinense”, declarou o presidente.

 

Para quem deseja investir nesse ou em qualquer outro modelo de negócio, além da criatividade para trazer algum diferencial e se destacar no mercado, é preciso muito planejamento e informações. Para isso, a Fecomércio oferece orientação jurídica, além de certificação digital, como esclarece o presidente: “Sugerimos aos novos empreendedores que busquem apoio junto aos sindicatos que os representam, formalizem seus negócios e sintam-se à vontade em procurar a Fecomércio. Temos vários produtos e serviços à disposição do empresariado, como orientação jurídica e certificação digital. Tudo isso para que o empresário possa crescer e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, reitera.

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