Instrutores do TO são treinados no Programa Nacional de Agricultura de Precisão

Parte do treinamento é realizado na prática, através de uma máquina simuladora utilizada para a agricultura de precisão fabricada pela Stara

Treinamento é realizado em máquina simuladora
Descrição: Treinamento é realizado em máquina simuladora Crédito: Ascom/Senar

Instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO) estão participando, de 08 a 12 de junho, de mais uma etapa de capacitação do Programa Nacional de Agricultura de Precisão do Senar. Esse programa foi criado em 2012, com o objetivo de levar ao produtor rural seus conceitos e tecnologias. A metodologia é aplicada em 120 horas e divididas em 7 módulos, onde o participante tem a oportunidade de aprender sobre o que é a Agricultura de Precisão e como pode utilizar essa ferramenta no sistema produtivo com a ajuda das máquinas, seja pequeno, médio ou grande produtor todos poderão ser beneficiados.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Diego, coordenador Nacional do Programa de Agricultura de Precisão do Senar, “hoje, no Tocantins, assim como nas demais regiões produtoras do Brasil, a evolução no campo já chegou, e para que mantenhamos a qualidade nos cursos do Senar é necessário que os nossos instrutores estejam muito bem atualizados. Dessa forma, nós promovemos parcerias com entidades de pesquisa como a Embrapa e universidade, além de empresas fabricantes desses equipamentos para passar aos nossos instrutores todo o conhecimento necessário para alcançarmos a excelência nos nossos treinamentos e atendermos da melhor forma os produtores”, destacou o coordenador.

 

Parte do treinamento é realizado na prática, através de uma máquina simuladora utilizada para a agricultura de precisão fabricada pela Stara. “A Stara é uma grande parceira. Em 2012 e 2013 tivemos a oportunidade de levar os instrutores até sua fábrica no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, e nesse ano conseguimos formatar uma capacitação exclusiva para o Senar nos estados, e o Tocantins foi um dos estados contemplados pela importância que essa tecnologia tem aqui”, destacou o coordenador.

 

Para o coordenador do programa Negócio Certo Rural, o engenheiro agrônomo Flori Zanon, a capacitação realizada em parceria com a STARA vem agregar qualidade e tecnologia ao setor produtivo. “O atual presente cenário agrícola necessita, cada vez mais, de mão de obra especializada. Nesta capacitação os instrutores foram treinados para operar maquinas como plantadeiras com aplicação de taxa variável e pulverizadores auto propelido, ambos contendo tecnologia de precisão embarcada”, assegurou Flori Zanon.

 

O treinamento abordou, ainda, assuntos que vão desde o processo de calibragem de GPS, piloto automático, controle automático de sessão, regulagem até a manutenção preventiva do equipamento. Esta ação mostra que o Senar, juntamente com outros parceiros, abrange estudos e conhecimentos voltados ao que há de mais tecnológico no campo, como a agricultura de precisão.

 

Comentários (0)