Paulo Carneiro participa de Seminário Nacional com a presença de Kátia Abreu

Antes do evento foi lançada a pedra fundamental do Complexo Agroindustrial de Ovinocultura de Aliança, com recursos de R$ 1,5 milhão de emendas parlamentares da senadora Kátia Abreu

Paulo Carneiro participa de evento com Kátia Abreu
Descrição: Paulo Carneiro participa de evento com Kátia Abreu Crédito: Ascom/ Faet Senar

O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, participou, na manhã desta segunda-feira, 3, no município de Aliança do Tocantins, do lançamento da pedra fundamental do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Ovinocultura na cidade, feito pela ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu. O complexo de Aliança é viabilizado com verba da parlamentar e apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Basa, Banco do Brasil, Basa e Governo do Estado. Kátia Abreu também viabilizou emenda parlamentar para a construção de uma fábrica de rações no município. “Vamos montar uma cooperativa, vai ser um frigorífico com uma gestão privada”, falou a ministra.



Em seguida, durante o Seminário Nacional da Cadeia Produtiva da Ovinocultura, a ministra Kátia Abreu e o diretor Superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Henneman, assinaram convênio para a implementação do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Ovinocultura. A solenidade, realizada pelo Sebrae, aconteceu no Clube Social Feminino de Aliança, com a presença de vários presidentes de Sindicatos Rurais do Tocantins e cerca de 1.500 produtores rurais.

 

O evento contou com a presença do senador Donizete Nogueira; dos deputados estaduais Vanderlei Barbosa, Zé Roberto, Rocha Miranda e Toinho Andrade; dos prefeitos de Gurupi, Laurez Moreira; de Paraiso, Moisés Avelino; de Porto Nacional, Otoniel Andrade; de Taipas, Joaquim Carlos; de Aliança, José Rodriges; do secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Tocantins, Clemente Barros, representando o governador Marcelo Miranda; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires; do superintendente da Conab no Tocantins, Jalbas Manduca e do delegado Federal da Agricultura no Estado, ex-deputado José Geraldo, juntamente com superintendentes regionais do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 

Kátia Abreu reafirmou a decisão da presidente Dilma Roussef de dar total apoio à região do Matopiba, e a implantação de um frigorífico de ovinocultura em Aliança se insere dentre as medidas do Ministério para incentivar os produtores do Estado. ”Este frigorífico é da região Sul do Estado, assim como iremos construir um armazém da Conab na plataforma da ferrovia Norte-Sul em Gurupi”, disse a Ministra, para a comercialização de grãos.

 

Kátia também se comprometeu a auxiliar na reativação de um frigorífico de peixe em Aliança, que está paralisado, com os produtores cobrando apoio dos órgãos públicos para o seu funcionamento. “Vamos trabalhar para reabrir este frigorífico que vai atender também toda a região Sul do Estado”, disse a Ministra, informando, ainda, o apoio do Ministério na formação de tanques escavados necessários à produção de peixe. “Vamos destinar retroescavadeiras para a formação de tanques escavados na região Sul”, informou a ministra. Kátia Abreu também antecipou que, até o mês de outubro, o Ministério da Agricultura terá licitado perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos. “Na região Sudeste do Tocantins nós vamos trabalhar dia e noite para fazer poços artesianos”, disse a Ministra, acrescentando que “a agricultura está fora da crise política”.

 

(Com informações da Ascom/Mapa)

Comentários (0)