Sebrae promove Movimento Compre dos Pequenos Negócios em Gurupi nesta 2ª

A ação de promoção do Movimento Compre dos Pequenos Negócios será realizada no dia 24 de agosto, às 10h30 no auditório do Sebrae em Gurupi.

O movimento que está estimulando a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas chega à Gurupi, nesta segunda-feira, 24, às 10h30. A ação, de iniciativa do Sebrae, pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 9 mil empresas no município, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia local.

 

“O Sebrae Tocantins deseja que a sociedade e as próprias empresas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, explicou o superintendente da instituição, Omar Antonio Hennemann. As micro e pequenas empresas tocantinenses são mais de 99,2% do total de empresas do Tocantins, respondem por 37,3% do PIB no Estado e por mais de 77 mil empregos com carteira assinada.

 

Movimento

A ação que pretende mobilizar a sociedade sobre importância de comprar dos pequenos negócios também já chegou aos municípios de Aliança, Crixás e Dueré no dia 18 de agosto, e em Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Alvorada e Talismã no dia 19. O movimento pretende promover mais 27 ações nos municípios da região sul e sudeste do Tocantins.

 

A vice-prefeita de Aliança do Tocantins, Sara Cristina Garcia, que esteve presente durante o evento, acredita que o Sebrae ao reunir poder público, sociedade civil organizada e instituições de ensino, provoca nos formadores de opinião o entendimento de que esse negócio é de todos. “Comprar do pequeno empresário, que representa 99,9% dos nossos empreendimentos, e gerar emprego, renda, fortalecer nossa economia é fomentar o crescimento das empresas e por consequência o desenvolvimento do município”, afirmou.

 

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) onde os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

 

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Estado, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, o Sebrae vai promover até 5 de outubro oficinas, cursos, consultorias, palestras, seminários, clínicas tecnológicas, feira do produtor, entre outras atividades.

Comentários (0)