AL transfere sessão para Miracema e vota projeto que proíbe transposição do Rio TO

Mauro Carlesse disse estar honrado em presidir sessão na primeira capital do Estado e que projeto de sua autoria que proíbe a transposição de rios tocantinenses deve ser aprovado ainda hoje

Crédito: Da Redação

Assim como as atividades do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa (AL) transferiu seus trabalhos para Miracema, nesta quinta-feira, 7. Entre as pautas apresentadas para discussão e votação na Câmara da cidade, entrou o Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, Mauro Carlesse, que proíbe a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. A sessão foi marcada pela presença do governador Marcelo Miranda (PMDB), do presidente do TCE-TO, conselheiro Manoel Pires, e de inúmeros políticos do Estado.

 

“Para mim é uma honra muito grande, estou muito satisfeito em presidir esta sessão, que já é tradicional” manifestou Carlesse à imprensa. Disse ainda, que a sessão seria bem mais prolongada para aprovar matérias que estão tramitando na Casa e na Câmara de Municipal de Miracema.

 

No âmbito das pautas a serem votadas, entrou o projeto de Lei do próprio presidente, que trata da proibição da transposição de rios pertencentes ao Estado com intuito de barrar o escoamento das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco.  “Somos totalmente contra. Acho que é um estudo que precisa ser feio e debatido com a sociedade. Nós vamos abrir algumas audiências públicas para poder discutir realmente o assunto” ponderou.

 

Carlesse lembrou, ainda, que o projeto de transposição já tramitou na Câmara Federal, onde foi aprovado, podendo ser um problema para o Projeto de Lei da Assembleia. “O problema nosso é que já tramitou isso lá em Brasília de forma favorável a transposição. Esse projeto de minha autoria é a proibição do uso dos rios do Tocantins e não os rios federais. Para dificultar a transposição do Tocantins para o Rio o São Francisco”.  

 

Estiveram presentes na sessão, além do presidente Mauro Carlesse, os deputados Cleiton Cardoso (PSL), Elenil da Penha (PMDB), Eli Borges (PROS), José Bonifácio (PR), Júnior Evangelista (PSC), Nilton Franco (PMDB), Amália Santana (PT), Toinho Andrade (PSD), Valderez Castelo Branco (PP), Vilmar de Oliveira (SD) e Wanderlei Barbosa (SD).

 

Marcelo Miranda

 

O govenador Marcelo Miranda também participou do inicio da sessão parlamentar em Miracema. Disse que começou sua carreira política na Assembleia Legislativa e que foi no plenário da Casa que fez grandes alianças, como a do ex-governador Raimundo Boi, presente na tribuna de honra.  

 

“Estamos aqui para vivenciar uma verdadeira história. Uma nova geração de parlamentares que precisam conhecer e falar o que está acontecendo neste estado” disse.

Comentários (0)