Amastha promete aproveitar vocação local para desenvolver pequenas cidades

Ex-prefeito de Palmas e candidato a governador disse que obrigação do Estado é capacitar envolvidos na cadeia de produção e oferecer crédito com juros adequados a cada realidade 

Amastha conversa com funcionários de frigorífico em Nova Olinda nesta segunda, 7
Descrição: Amastha conversa com funcionários de frigorífico em Nova Olinda nesta segunda, 7 Crédito: Divulgação

Ao passar pelo município de Nova Olinda, no norte do Estado, na manhã desta segunda-feira, dia 7, o candidato a governador do Tocantins pela Coligação A Verdadeira Mudança, Carlos Amastha (PSB), falou sobre algumas ações para desenvolver pequenos e médios municípios do Estado. 

 

"Primeiramente, temos que aproveitar a vocação da região ou do município para dar início a um planejamento de crescimento e implementar nas ações. E as ações são tocadas na forma de agregar valor aos produtos. Como? Capacitando as pessoas envolvidas na produção, utilizando o Estado como indutor do desenvolvimento oferecendo assessoria técnica e financiamento com juros adequados à realidade da cidade, do cidadão, para que ele possa ter o Estado como parceiro neste crescimento", afirmou, em entrevista à Rádio Terra FM de Nova Olinda.

 

Questionado sobre as ações específicas ao município, ele declarou que vai incentivar a diversificação da produção dos municípios e da região. "Aqui em Nova Olinda as oportunidades de emprego foram em torno do [frigorífico] Master Boi, a prefeitura e o [posto de combustível] Marajó. Soube que há sete olarias. Podemos investir nisso, ou seja, criar condições para que esses empreendedores possam crescer com apoio do Estado", declarou. 

 

Emprego em renda

 

Amastha, que é empresário de formação, foi sucinto ao afirmar que com sua experiência no empreendedorismo e depois gestor "sabe como fazer". "As olarias podem gerar mais emprego e renda. Ele pode ter maior valor agregado. Precisa especializar, capacitar, oferecer financiamento através do Banco do Povo. Um projeto de qualificação é fundamental. Nós, enquanto gestores  no Estado, abriremos mercado. Sei fazer isso e tenho condições de fazer", garantiu. 

 

Outro ponto abordado por ele foi o desenvolvimento da agricultura na região. "Os assentamentos que existem aqui são um exemplo: os pequenos e médios agricultores precisam diversificar a produção. Temos plano de fazer funcionar os mecanismos do Estado para oferecer assistência técnica e condições para isso", finalizou. 

 

Proposta e agenda

 

Na cidade, além da entrevista, Amastha conversou com moradores e comerciantes. Falou das propostas e da situação crítica econômica e política do Tocantins. Amastha também visitou o Frigorífico Master Boi, onde conversou com os funcionários. Ele recebeu manifestações de apoio e voto para a eleição suplementar do dia 3 de junho. Amastha segue na Região Norte do Estado nesta semana, onde deve visitar cerca de 20 municípios. Ainda nesta segunda, há compromissos em Wanderlândia, Darcinópolis, Palmeiras e Tocantinópolis.

Comentários (0)