Após denúncias, deputados solicitam dados sobre construção de hospitais públicos

Lelis e Josi Nunes pediram a planilha de todos os custos referentes aos hospitais de Gurupi, Paraíso e de Araguaína à Secretaria de Saúde do Estado...

Audiência pública aconteceu na tarde de 3ª na AL
Descrição: Audiência pública aconteceu na tarde de 3ª na AL Crédito: Ascom/AL

Resultado da Audiência Pública da Saúde realizada na tarde desta terça-feira, 13, os deputados Marcelo Lelis e Josi Nunes apresentaram um requerimento conjunto na manhã desta quarta-feira, 14, solicitando a planilha de todos os custos referentes aos hospitais de Gurupi, Paraíso e de Araguaína à Secretaria de Saúde do Estado.

O projeto pede exatamente "a cópia dos Projetos Arquitetônicos e Planilha de Recursos disponíveis para a Construção dos Hospitais Regionais de Araguaia e Gurupi, bem como da reforma do Hospital Público de Paraíso". O deputado Marcelo Lelis justifica que as obras foram lançadas há mais de um ano e estão paradas, sendo que há recursos para que já estivesem em andamento.

"É injustificável que o atendimento de saúde pública em nosso estado continue sendo realizado de forma tão precária como vem acontecendo, com prédios em situações extremamente calamitosas, sem condições mínimas de trabalho aos profissionais de saúde, e muitas vezes oferecendo serviços aos cidadãos em condições insalubres, ferindo rigidamente o princípio constitucional da dignidade humana", afirma o deputado Marcelo Lelis em requerimento.

De acordo com o deputado, enfermeiros contratados da Saúde Pública vieram a público relatar a atual situação dos hospitais do Estado, em especial os Regionais. “Nós tivemos duas enfermeiras que tiveram a coragem de relatar o que está acontecendo nos Hospitais Públicos do Estado e a situação é triste”, disse.

A audiência pública da Saúde na AL é resultado de um requerimento da deputada Josi Nunes (PMDB), que solicitou a discussão da Saúde pública nas principais cidades do Estado.

Há informações de bastidores, de que os vereadores de Gurupi, em audiência realizada no último final de semana, afirmaram que o dinheiro para a construção do Hospital de Gurupi está em caixa, mas que o Governo não inicia as obras porque os recursos são oriundos de emendas da senadora Kátia Abreu (PMDB). 

 

Saiba mais:

Deputados vão pedir convocação de Vanda para explicar atraso em obras do HGG

Manifestação questiona atraso na construção do novo hospital de Gurupi

Governo assina contrato para construção da 1ª etapa do Hospital de Gurupi

Com R$ 71 mi em emendas de Kátia Abreu, hospital de Gurupi será construído

Mais de R$ 32 mil são investidos em equipamentos para o Hospital de Gurupi

Comentários (0)