Assembleia realiza 1ª edição do Parlamento Popular em Araguatins

Projeto inicia ações nesta terça-feira e segue até a próxima quinta-feira com sessões ordinárias da Casa de Leis e visita a obras do Governo do Estado


A Assembleia Legislativa realiza desta terça a quinta-feira, 23 a 25, a primeira edição do projeto Parlamento Popular em Araguatins, extremo norte do Estado. O projeto prevê a realização de sessões plenárias itinerantes em cinco regiões administrativas do Estado. A primeira edição será nos dias 23, 24 e 25 de abril, na cidade de Araguatins, na microrregião do Bico do Papagaio, a 601 km de Palmas. O evento vai reunir lideranças políticas e comunitárias de 25 cidades da região. A jornalista Cristiana Lobo, da Globo News, deve fazer palestra sobre o crescimemto sustentável da região Norte na presença dos deputados, secretários de governo e comunidade.

O Parlamento Popular é um projeto idealizado pelo presidente da Assembleia, deputado Sandoval Cardoso (PSD), que objetiva levar os trabalhos dos parlamentares ao encontro dos cidadãos de todas as regiões do Estado, apresentando e fazendo levantamentos sobres as prioridades de cada um. “Haverá sessão ordinária normal na quarta feira, 24, seguindo as determinações do Regimento Interno da Casa. Apenas as instalações que vão sofrer alguns ajustes, mas nada que impeçam os trabalhos dos deputados. As matérias serão apresentadas e votadas normalmente, além de garantir a recepção das lideranças e da comunidade que vão procurar os seus representantes”, afirmou Sandoval.

“Nossa proposta é levar as atividades do Parlamento o mais próximo possível do cidadão comum, para que ele possa conhecer, participar, reivindicar e, principalmente, entender como o Legislativo trabalha”, disse o presidente da Casa, deputado Sandoval Cardoso (PSD). Para tanto, já estão confirmadas as cidades-pólo de norte a sul do Estado. No mês de junho, o evento acontece em Gurupi. Já no segundo semestre, no mês de agosto, o Parlamento Popular será realizado em Araguaína. Em outubro, será a vez de Arraias. E a última edição do ano contemplará a região de Miracema em dezembro.

O palco da 1ª edição do Parlamento Popular será na Praça dos Pioneiros, próxima ao cais, no centro de Araguatins. Segundo o secretário-geral da Assembleia, Joaquim Júnior, está sendo montada no local uma estrutura com capacidade para até 800 pessoas. “Além do auditório, temos à disposição cinco gabinetes destinados às bancadas e blocos parlamentares, sala de operações, copa e sala de imprensa com internet”, informa.

Conforme programação, as sessões ordinárias começarão regimentalmente às 9 horas, no período da manhã, e às 15 horas, no período da tarde. O evento contempla também atividades interativas como visita a obras, jogo de futebol e palestra. Para o deputado Amélio Cayres (PR), o evento é uma grande oportunidade para a comunidade do extremo-norte do Tocantins interagir com o Legislativo. “Nosso trabalho será focado nas informações que estamos colhendo junto a toda a população do Bico, a fim de defendermos as reais necessidades de cada comunidade”, disse Cayres.

Araguatins

Localizado na região extremo-norte do Estado, Araguatins tem área de 2.627 km² e fica distante 601 km de Palmas. A cidade tem economia baseada na agropecuária e população é de 31.324 habitantes. O município foi criado em 21 de junho de 1913. Situado no Vale do Araguaia, começou seu povoamento em 1867, a partir de atividades extrativistas (árvores nativas, como pequizeiros e oitizeiros) que atraíram trabalhadores vindos de diversas regiões. Em 1872, o local recebeu o nome de São Vicente do Araguaia e, em 1913, foi elevado à categoria de município, com o nome de São Vicente. Devido à turbulência política da época, porém, só foi instalado em 7 de setembro de 1931.

No ano de 1943, a denominação de São Vicente foi substituída por Araguatins, numa fusão dos nomes dos rios Araguaia e Tocantins. Em 1945, por decreto-lei, deu-se a transferência da sede do município para Itaguatins. Em 13 de outubro de 1948, outro decreto-lei reconduziu a sede municipal para Araguatins, com sua instalação definitiva em 1º de janeiro de 1949.

Confira a programação

Dia 23 – Terça-feira

Manhã – Recepção dos deputados e lideranças

Tarde – Visita a obras do Executivo na região


Dia 24 – Quarta-feira

09h - Abertura da sessão ordinária

12h – Almoço

15h – Sessão ordinária (com participação dos secretários de Estado)

18h – Partida de futebol entre os deputados e os anfitriões


Dia 25 – Quinta-feira

09h – Abertura da sessão ordinária

9h10 – Suspensão da sessão para a realização da palestra “Crescimento Sustentável da Região Norte”, com a jornalista Cristiana Lobo.

9h30 – Retorno da sessão para debates finais e encerramento.

12h – Almoço

Comentários (0)