Audiência Pública na Assembleia discute ações sobre o potencial turístico do Estado

A reunião, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), presidente da Comissão de Turismo da Casa, reuniu gestores e representantes do setor turístico do Estado.

“Perspectivas do Turismo Como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins”
Descrição: “Perspectivas do Turismo Como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins” Crédito: Da redação

Ao longo desses últimos meses, o Tocantins vem recebendo uma visibilidade maior quando o assunto é o turismo, principalmente, o turismo ecológico. Em razão dessa pauta, foi realizado na tarde desta-quinta-feira, 26, no plenário da Assembleia Legislativa, audiência pública com entidades da área, Sebrae-TO, prefeitos e departamentos do Estado que trabalham com essa temática.

 

“Estamos aqui pelos ingredientes que temos para fazer turismo no Estado” disse a deputada responsável pela audiência, Valderez Castelo Branco (PP), durante a abertura do encontro. Valderez ressaltou que o Estado é rico em diversidades ecológicas, com praias, cachoeiras, além de dumas e, que, portanto, é necessário um trabalho em conjunto para não agredir o meio ambiente.

 

A parlamentar comentou que vinha desde 2015 querendo marcar uma audiência pública sobre o tema, mas que só foi possível agora. “Conseguimos reunir aqui os representantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Secretaria de Turismo do Estado, Naturatins, prefeitos, secretários de turismo dos municípios e queremos ouvir os anseios da população para desenvolver o turismo da região”, ponderou.

 

Das entidades presentes no encontro, a presidente do Fórum Estadual de Turismo, Janaina Aires, disse que as empresas que atuam no Estado precisam de “ações estruturantes e de qualidade dos serviços prestados, por meio de fiscalizações, de emendas parlamentares para qualificação e obras”.

 

Ao Portal T1 Notícias, o representante do Ministério do Turismo, Maurício Rasi, afirmou que para que o munícipio seja atendido pelo Governo Federal, é necessário que as pastas municipais e estudais se cadastrem e enviem propostas para o “Pacote Brasil Mais Turismo”. “As prefeituras e Estado apresentam os projetos e aí você pode ter projetos a fundo perdido, emendas parlamentares, vivenciar os editais ou tentar o financiamento” acrescentou.

 

Jalapão

 

Entre os pontos que mais precisam de atenção hoje, de acordo com  as entidades presentes, é a região do Jalapão. A deputada Valderez acretida que na LOA e LDO já do ano que vem, obras para a contrução e reparação das estradas que permeiam a região sejam realizadas. 

 

Para o prefeito de São Felix, munícipio localizado no centro do Jalapão, Marlen Ribeiro (PSD), a audiência foi importante para ouvir as demadas dos municípios que fazem parte do polo turístico do Estado. “O que seja pactuado aqui, seja realamente executado" ressaltou Marlen .

 

O prefeito falou também que o turismo no parque seja feito de forma sustentável e que  uma cadeia democrática, agregando desde o pequeno produtor, até o propriétao da pousado, seja realizado. "O município hoje ainda não está estruturado para receber uma granda demanda" finalizou.

Comentários (0)