Bonifácio e Toinho buscam votos para Presidência da AL nas duas bancadas

Os deputados estaduais José Bonifácio e Toinho Andrade acordaram apoiar um ao outro: sai presidente quem tiver a candidatura viabilizada. Ambos pedem votos na bancada do governo e da oposição.

Deputado José Bonifácio
Descrição: Deputado José Bonifácio Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Em entrevista ao Portal T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 12, o deputado estadual reeleito José Bonifácio (PR) disse que nunca desistiu da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (AL). Ele afirmou que conta com o apoio do deputado do PSD, Toinho Andrade, e que vai conversar com o governador Marcelo Miranda, que já teria conversado com o PMDB, partido que deve lançar um candidato.

 

“Eu nunca desisti, estou tentando. Sou um candidato avulso”, declarou o parlamentar ao informar que está articulando com deputados da situação e da oposição para conseguir votos. Bonifácio contou que está em contato com os parlamentares da Casa, conversando e colocando o compromisso de governar a Assembleia para os deputados e para os servidores.

 

Ao ser questionado sobre os apoios que já teria recebido, Bonifácio declarou que só tem garantido o seu próprio voto. “O voto é secreto e isso é complicado. As coisas só começam a se definir 48 horas antes, no máximo”, pontuou. Primeiro o parlamentar afirmou que não precisa procurar o governo para pedir apoio porque já é da base, mas em seguida afirmou que irá conversar com Marcelo Miranda. “Nós vamos conversar ainda”. José Bonifácio disse o PMDB colocou um candidato, mas acredita que Marcelo Miranda não tomará uma decisão sem antes conversar com todos.

 

Dentre as propostas levadas aos colegas, o parlamentar afirmou que quer discutir e resolver o problema da Unidade de Referência de Custas (URC), que define o repasse das verbas para gabinetes e para os deputados. “Uns recebem, outros não”, colocou. Bonifácio não pretende realizar concurso público para a AL. Segundo ele, a Casa de Leis já está lotada de funcionários efetivos, assim como o governo.

 

O deputado também se comprometeu a lutar para que as garantias e direitos dados aos deputados federais sejam concedidos também aos deputados estaduais. Dentre esses, o aprovado auxílio moradia e assistência à saúde.

 

aAndrade diz que apoia Bonifácio se não for candidato

O deputado Toinho Andrade declarou ao Portal T1 Notícias que só apoiará Bonifácio se ele mesmo não for candidato. “A nossa conversa é que se ele for candidato, tem o meu apoio. Mas se eu for o candidato, ele me apoia. Quem estiver com melhores condições, com a candidatura viabilizada é que será o candidato e contará com o apoio do outro”, esclareceu.

 

O deputado confirmou que ambos estão buscando os votos nas duas bancadas. “Estamos buscando votos de quem vota na AL”, declarou Toinho ao informar que já conversou com quase todos os parlamentares e com o governador Marcelo Miranda.

 

Um dos apoios conseguidos segundo Toinho é o de Valdemar Júnior. “Ele me garantiu que dentre todos os outros, me acompanha”, disse.

 

Leia também:

Bola dividida na Assembléia, Marcelo corre risco de repetir caso Halum X Gaguim

Comentários (0)