Condenado em segunda instância, Lula mantém agenda política e reafirmará candidatura

Mesmo condenado, Lula poderá registrar sua candidatura em 15 de agosto, prazo máximo estipulado pelo calendário eleitoral

Lula é pré-candidato à presidência da República
Descrição: Lula é pré-candidato à presidência da República Crédito: Da Web

A decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de confirmar nesta quarta-feira, 24, a sentença do juiz Sergio Moro, não irá alterar o planejamento da agenda política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quinta-feira, 25, uma reunião extraordinária da Executiva Nacional do PT, em São Paulo, irá reafirmar que Lula é o candidato do partido na eleição presidencial, marcada para 7 de outubro.

 

Em teoria, a condenação de Lula pelo TRF-4 impediria a participação de Lula no pleito em função da Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo petista em 2010, último ano de seu segundo mandato. Recursos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nas instâncias superiores, porém, devem manter seu nome na disputa no mínimo até meados de setembro.

 

Mesmo condenado, ele poderá registrar sua candidatura em 15 de agosto, prazo máximo estipulado pelo calendário eleitoral. Após essa data, começa o andamento do processo de avaliação do registro de candidatos com pendências na Justiça. Respeitados os prazos mínimos, não haverá resposta antes de meados de setembro.

 

Esse é um dos motivos que faz o PT e Lula manterem compromissos com fins eleitorais. Após uma viagem à Etiópia para o encontro da União Africana, marcado para 27 de janeiro, Lula deverá se concentrar nos últimos detalhes da "Carta aos Brasileiros", que deverá ser apresentada em fevereiro, perto do aniversário do partido, no dia 10.

 

Após o Carnaval, Lula fará sua quarta caravana pelo país. Depois do Nordeste, parte de Minas Gerais e dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, o petista visitará o Sul do país. O roteiro deve ser apresentado nesta quinta-feira. Outras caravanas também estão previstas para antes do período eleitoral.

 

O Fórum Social Mundial, que acontecerá em Salvador entre os dias 13 e 17 de março, servirá de base para formatação de seu programa de governo. Representantes do Instituto Lula, da Fundação Perseu Abramo, ligado ao PT, e membros da coordenação de seu programa pretendem, em uma tenda no evento, debater temas que devem integrar a plataforma do ex-presidente na eleição. Lula deverá participar do evento.

Comentários (0)