De 13 deputados ouvidos, apenas dois são contrários ao voto aberto na AL

A reportagem conseguiu ouvir 13 dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado. Deputados contrários alegam que voto secreto é necessário em algumas situações...

O T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 04, ouviu mais da metade dos deputados da Assembleia Legislativa (AL) para saber os seus posicionamentos em relação ao voto secreto dentro da Casa. Dos 13 parlamentares ouvidos, 11 se colocaram a favor do voto aberto e apenas dois dos entrevistados, os deputado Amélio Cayres (PR) e José Bonifácio (PR), se posicionaram contrários à extinção do voto secreto na AL.

De acordo com Cayres, sua opinião se dá em virtude de ter sido eleito a partir do  voto secreto. “Eu parto do princípio de que quem me elege é o eleitor que, ao me eleger, o faz com voto secreto. Então eu sou a favor do voto secreto em virtude de estar respeitando o princípio inicial do eleitor que me elegeu com voto fechado”, declarou.

O deputado afirmou ainda que estabelecendo o voto aberto na AL, o voto secreto para os eleitores também poderá ser questionado. “A partir do momento em que colocar o voto aberto aqui, também vai quebrar um paradigma de que o eleitor lá [nas urnas] terá que votar aberto também, aí perde a graça da eleição”, completou.

Já Bonifácio alegou que é contrário a extinção do voto secreto, pois em determinadas votações ele é necessário. “O deputado em algumas situações, como outro cidadão que vai decidir alguma coisa de suma importância, tem que ter a consciência livre de pressão de A ou de B”, explicou.
 

Favoráveis ao voto aberto

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) se colocou favorável ao fim do voto secreto e alegou que, com a extinção dele, a Casa mostraria uma maior transparência para a população. “Sou favorável. Nós estamos aqui para dar transparência para os nossos atos e nada melhor do que o voto aberto para que a sociedade possa acompanhar o nosso trabalho”, destacou.

A deputada estadual Luana Ribeiro (PR) também afirmou que é a favor da extinção do voto aberto. “Vai deixar as coisas mais claras, deixar mais transparente todo o processo. Essa é a maior vantagem”, disse.

O deputado estadual Freire Junior (PSDB) disse que para que o fim do voto secreto seja estabelecido na AL, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê o voto aberto, que é de sua autoria e tramita na casa desde 2011, deve ser aprovada no Plenário da Casa.

“Cada Estado e cada município tem a sua autonomia. Nós, por exemplo, não podemos interferir nas questões municipais. Eu não vou determinar emendas para a Lei Orgânica Municipal ou no regimento da Câmara de Vereadores. A PEC tem que ser votada na AL e aprovada aqui para ser estabelecida para os parlamentares da Casa”, explicou.

Dos entrevistados pelo T1 Notícias, disseram ainda que são a favor da extinção do voto secreto na AL: Carlão da Saneatins (PSDB), Marcelo Lelis (PV), Wanderlei Barbosa (PEN), Eli Borges (PMDB), Sargento Aragão (PPS), Osires Damaso (PMDB), José Roberto (PT) e Manoel Queiroz (PPS).

A reportagem não conseguiu falar com os outros 11 deputados estaduais da Casa. Este espaço se coloca aberto caso eles queiram se posicionar sobre o assunto.

 

Notas

Por meio de nota, o deputado Vilmar do Detran (PMDB) afirmou ser a favor do voto aberto, também argumentando o princípio da transparência. “A Câmara Federal já aprovou e o Senado deve aprovar também. A tendência das Assembléias Legislativas de todo país é seguir esta decisão. O que é muito positivo e democrático também”, pontua.

 

(Atualizada dia 04/09/2013 às 17h20)

Comentários (0)