Deputados garantem que empréstimo só será liberado se juros for menor que dívida

Parlamentares declararam que vinda do secretário estadual Flávio Peixoto na AL foi produtiva e que ele conseguiu esclarecer dúvidas sobre empréstimos. Saneatins também foi assunto nesta quarta

O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) disse nesta quarta-feira, 23, que as declarações do secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Flávio Peixoto, aos parlamentares na tarde desta terça-feira, 22, conseguiram esclarecer as dúvidas sobre os empréstimos milionários solicitados pelo Governo do Estado.

“O secretário fez uma exposição muito clara dos motivos desses novos empréstimos. Os U$ 400 milhões serão usados para pagar uma dívida do Estado. Eles querem um dinheiro com juros mais baratos, para pagar dívidas que têm juros mais altos. Entendemos que esse empréstimo é saudável para a situação financeira do Estado”, afirmou.

O deputado estadual José Augusto Publiesi (PMDB) também disse que as explicações de Peixoto foram claras. “Uma parte do empréstimo, o de U$ 100 milhões, é para fazer a conexão de banda larga em quase todos municípios do Estado, senão em todos. Isso é muito importante para dar condição de qualidade a todos os tocantinenses, e inclusive a instalação de empresas em todo o Tocantins”, destacou.

Os dois parlamentares asseguram que ficou acordado com o secretário que será inserido um artigo na Lei encaminhada pelo Executivo à AL, que diz que o novo empréstimo de U$ 400 milhões só poderá ocorrer se as taxas de juros forem menores do que o da própria dívida que o Estado pretende pagar.

Comentários (0)