Disputa no Taquari expõe pré-campanha de federais e crise entre vereadores

Eleito para presidente de bairro do Taquari, Henrique, que apoiou Amastha, sofreu oposição de Tiago Andrino e recebeu apoio de Dulce Miranda. Vereadores discutiram com secretário...

Tiago Andrino
Descrição: Tiago Andrino Crédito: T1 Notícias

O novo presidente do Jardim Taquari, bairro da região Sul da capital, Henrique Alves Nascimento, venceu as eleições para presidente de bairro por 582 votos contra 251 do segundo colocado. Segundo uma fonte que acompanhou o proceso eleitoral, o que poderia ser mais uma eleição no movimento de bairros ganhou contornos de crise na base do prefeito Carlos Amastha e teria terminado em discussão feia entre o vereador Etinho Nordeste e o secretário Tiago Andrino. Etinho e Valdemar Jr. apoiaram Henrique, e Andrino apoiou Salvador, o outro concorrente. Procurados pela equipe de redação do T1 Notícias, os três envolvidos negaram, oficialmente, o atrito. 

O presidente eleito foi candidato a vereador nas eleições de 2012 e ficou conhecido como Henrique do Taquari, época em que apoiou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP).

O processo eleitoral para presidente de bairro aconteceu neste domingo, 23. Segundo informações do candidato eleito, os moradores votaram em cédulas após passarem por um processo de cadastramento. Henrique informou que a eleição de bairro é um processo restrito aos moradores e que por isso o apoio que os candidatos recebem é de moradores locais e comerciantes.

“O apoio que tenho de políticos diz respeito ao social”, respondeu ao ser questionado se teria recebido apoio também da ex-primeira dama Dulce Miranda e pré-candidata a deputada federal. “Sempre fui liderança, fui candidato a vereador, apoiei o prefeito Amastha e trabalho voltado aos moradores”, disse. Uma fonte do Paço no entanto garantiu ao Portal que a guerra foi intensa nos bastidores, com derrota para o secretário e pré-candidato, Tiago Andrino que apoiou o oponente de Henrique, mobilizando toda a estrutura política que tem na prefeitura para ajudá-lo a vencer.

O presidente eleito não escondeu o ressentimento por não ter recebido apoio do Paço Municipal para as eleições de bairro, e confirmou que seu principal oponente, Salvador, foi apoiado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais Tiago Andrino.

“Eu não sei se isso tem o consentimento do prefeito. Eu disse a ele que eu era candidato a presidência de bairro numa reunião e isso para mim foi uma surpresa muito desagradável, humilhante. O que ficou claro é que faltou respeito com a minha pessoa. Eu tenho muito respeito pelo prefeito e acho que ele não chegaria a tal ponto, sendo que eu fiz o trabalho que fiz na comunidade em 2012”, disse.

 

Reflexos na base

O candidato da ex-primeira dama Dulce Miranda e de dois dos vereadores da base do prefeito venceu revelando uma crise na condução política de Andrino. O fato é que Henrique, à época das eleições para Prefeitura de Palmas, foi quem percorreu o Jardim Taquari de casa em casa, segundo declarou uma fonte, pedindo apoio ao prefeito Carlos Amastha (PP). “Hoje a Prefeitura experimentou que abandonar companheiros não é um bom negócio para o Tocantins”, disse.

O secretário de Governo, Tiago Andrino, negou ao T1 Notícias que tenha se envolvido no processo eleitoral para presidente de bairro em Taquari. “A Prefeitura não apoiou ninguém, o que aconteceu foram pessoas, partidos que possam ter participado, mas eu não apoiei ninguém. Preferi, até por ser secretário, não me envolver diretamente nesse processo. Nem lá eu fui”, disse.

Andrino negou que tenha apoiado Salvador em detrimento de Henrique do Taquari. “As duas chapas são amigas e eu fiquei muito feliz que tenham sido as mais votadas no bairro”, disse. Para ele, o que houve foi uma vontade de levantar nomes para as eleições em 2014, “mas eu não tenho interesse em entrar nessas discussões”.

O vereador Etinho Nordeste, que teria atacado o secretário de Governo, negou o desconforto. “Eu sou da base e não é do meu feitio atacar ninguem”. De acordo com o parlamentar tanto ele quanto os demais vereadores participantes do processo eleitoral apoiaram seus candidatos de acordo com o partido, mas não houve um mal estar na base. “Para mim isso foi um mal entendido. Nós já haviamos combinado [Andrino e Etinho] que não haveria interferência no processo eleitoral”, defendeu-se. 

O vereador Valdemar Junior declarou que desconhece qualquer desentendimento na base do prefeito. "Todos saíram felizes. Eu também desconheço que o Andrino tenha apoiado outro candidato. Eu sei que eu apoiei o Henrique que conheço de longa data, sei do seu trabalho. Somente", afirmou. 

 

(Atualizada às 14h24)

Comentários (0)