A senadora Professora Dorinha (União Brasil) afirmou em entrevista ao T1 Notícias nesta segunda-feira, 29, que o Republicanos integrará a chapa majoritária que ela encabeçará em 2026 no Tocantins. "O governador é do Republicanos, é um partido forte, com maioria dos deputados estaduais e mais de 50 prefeitos no Tocantins”, falou ao comentar a formação da aliança. Questionada sobre a possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos) ocupar a vaga de vice, Dorinha ponderou que a definição ainda não está fechada. “Se vai ser o presidente ou não, isso ainda está em discussão”, disse.
Segundo ela, a definição do nome para a vice ainda está em aberto e depende do processo de negociação entre os partidos.“Vice [governador] é uma construção coletiva, vai ser olhada essa questão regional e representativa. E tem muitas representações, né? O Tocantins, não só o Governo do Estado, mas os municípios dependem muito da bancada federal”, explicou.
Senado
Já em relação a senadores definidos, Dorinha destacou que ainda há pontos em construção. Segundo ela, há hoje uma articulação em curso com o PL, partido do senador e 1º vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes. A senadora lembrou ainda que o deputado federal Carlos Gaguim, filiado ao União Brasil, é pré-candidato ao Senado e tem dialogado com outras legendas. “Os dois são meus pré-candidatos a governo”, afirmou. De acordo com Dorinha, o desenho final da chapa será fruto de uma construção coletiva, levando em conta critérios regionais e de representatividade.
Dorinha falou também da importância de fortalecer a bancada federal e estadual, destacando que a articulação política vai além da chapa majoritária. Para ela, a composição da Assembleia Legislativa tem peso equivalente, uma vez que o Parlamento estadual define o orçamento e delibera sobre as principais políticas públicas. “A gestão, o envolvimento e a representatividade passam por lá”, afirmou.
Comentários (0)