A diretora do Portal T1 Notícias, jornalista Roberta Tum, foi uma das profissionais homenageadas nesta quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Palmas, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado na segunda-feira, 7.
A sessão solene proposta pelo Coletivo Somos, na pessoa da vereadora Thamires Rosa Costa Lima, que presidiu os trabalhos. Além de Roberta Tum, homenageada da vereadora Professora Iolanda Castro (Republicanos), outros 19 profissionais da categoria foram homenageados por parlamentares da Casa. Veja ao final da matéria.
Roberta agradeceu o reconhecimento de Iolanda Castro e cumprimentou o Coletivo Somos pela iniciativa da homenagem e os jornalistas Eduardo Azevedo e Alexandre Peara, que também compõem o Somos. Em suas considerações, ela lembrou de sua trajetória, quando chegou ao Tocantins em 1991, até os dias atuais.
“Uma menina de 22 anos, descendo do ônibus da Transbrasiliana”, disse Roberta ao ressaltar que ela assim como muitos que estavam ali presentes na sessão eram mais que testemunhas da história do estado, mas também personagens e que, por isso mesmo, em breve ela estreará um projeto para contar essa trajetória.
Roberta observou que o jornalista sofre não só a censura econômica, mas também assédio. Finalizou sua fala, pedindo à presidência da Casa que dê mais condições de trabalho aos profissionais que fazem cobertura na Câmara.
Princípio da Publicidade
Para a vereadora professora Iolanda Castro, homenagear Roberta Tum é algo de grande valia, de coração e de alma. Ela lembrou que quando chegou a Palmas a jornalista que ela acompanhava era a Roberta e percebeu o brilhantismo dela por sua credibilidade e trabalho imparcial. “Há 34 anos, ela informa a população sobre o parlamento e o executivo, além de conseguir trazer a luz pessoas como eu, que era politicamente invisível, e fui por ela mostrada à comunidade como uma pessoa disposta a defender as pautas populares”.
Assessores de imprensa
Em seu discurso, Thamires ressaltou a necessidade de valorizar a categoria não apenas em sua data simbólica, mas diariamente. "O jornalismo, ao pautar os fatos do cotidiano, ajuda a população a formar opinião e fortalece a sociedade. É essencial que esses profissionais tenham liberdade, respeito e condições dignas para exercer sua função", afirmou.
O presidente da Câmara de Palmas, vereador Marilon Barbosa, destacou sua satisfação em celebrar o Dia do Jornalista e a importância do profissional. Falou da jornalista por ele homenageada, Sônia Pugas, e fez menção especial ao trabalho dos jornalista Roberta Tum, Cléber Toledo e Maju Cotrim. Disse que como presidente reafirmava seu compromisso com a liberdade de imprensa e respeito ao trabalho do jornalista, que são instrumentos de transformação social.
Presente na sessão, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar, também mencionou Roberta, Cléber e Maju. Ela recordou a mudança no regimento da Casa, o qual proporcionou a inclusão do cargo de jornalista no concurso e pediu que sejam criados cargos de assessores de imprensa para os gabinetes e que eles tenham carga horário e salários compatíveis.
Sobre os assessores de imprensa nos gabinetes, a jornalista Izabel Cristina, homenageada do vereador Márcio Reis, disse que o parlamentar apresentará um requerimento com a solicitação sugerida pela presidente do Sindjor.
Também presentes na sessão, o secretário de comunicação da Prefeitura de Palmas, Élcio Mendes; coordenador do curso de Jornalismo da UFT, Fábio de Paula Assis Júnior e a diretora de comunicação da Secretaria de Comunicação do Estado, Ray Viana, que no ato representou o secretário Márcio Rocha.
Confira:
Vereadores | Jornalista homenageados |
Carlos Amastha Delma Freitas Dian Carlos Dr. Vinicius Pires Folha Joatan de Jesus Josmundo Karina Café Márcio Reis Marcos Júnior Marycats da Causa Animal Pastor Manoel Bomfin Professora lolanda Castro Léo da Saúde Thamires do Coletivo Somos Walter Viana Nonatão da 4 | Sonia Alves Pugas |
Comentários (0)