Lin Jinzhang prevê aumento de cooperação entre Tocantins e China

Em reunião com o governador, Siqueira Campos, embaixador falou sobre expectativa da China em realizar mais cooperação com o Tocantins no agronegócio e transporte

Governador e embaixador da China
Descrição: Governador e embaixador da China Crédito: Ascom

O embaixador Lin Jinzhang , da República Popular da China, foi recebido pelo governador Siqueira Campos no Palácio Araguaia , na manhã desta quarta-feira, 17. Ele e comitiva ficam no Tocantins por uma semana e na agenda estão marcadas reuniões com empresários dos setores de serviços, indústria, comércio e do agronegócio. Em reunião com o Governador, o embaixador , que assumiu o cargo em abril de 2012, falou sobre a expectativa da China em realizar mais cooperação com o Tocantins no agronegócio e transporte.

Lin Jinzhang disse que os líderes chineses têm grande admiração pelo Tocantns. “Apesar de ser o Estado mais novo no Brasil, o Tocantins tem um potencial que chama a atenção de todo o mundo. Falo da quantidade de terras disponíveis para agricultura, água para projetos de irrigação e também do interesse do Governo em desenvolver o setor de transporte , particularmente ferrovia e hidrovia”, disse o Embaixador acrescentando que a China poderá colaborar e realizar parceria com o Estado para este desenvolvimento.

O Governador  falou dos avanços tecnológicos da China e elogiou as iniciativas de parcerias com outros povos para cooperação e implantação de projetos. “A China é um grande importador de produtos como carne e grãos produzidos no Tocantins e nós precisamos melhorar nossa infraestrutura para exportar mais, porque temos condições de aumentar nossa produção e os negócios com a China”, disse Siqueira Campos. Ele destacou que com o aumento da produção e da comercialização a melhoria promovida na vida dos cidadãos. “Quando temos uma economia fortalecida temos como eliminar a pobreza e as desigualdades e para isso nós temos a China como parceira”, concluiu. A conversa entre os dois líderes foi longa e abordou também questões como paz mundial, tecnologia de satélites e política.

Reuniões

Na tarde desta quinta-feira, 18, a comitiva da Embaixada da China se reune na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo com representantes dos setores de indústria, comércio e agricultura. O encontro será mediado pelos secretários Paulo Massuia, da Sedecit, e Jaime Café, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No final do dia, o Diplomata e comitiva sobrevoam o pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul e o Projeto de Irrigação São João. Ainda nesta quinta-feira, eles irão a Gurupi onde terão reunião na Cooperfrigu, um dos maiores exportadores de carne bovina no país. O projeto Formoso também será visitado pelo embaixador Lin Jinzhang. A comitiva ainda conhecerá pontos ecoturísticos como Jalapão e Cantão.

Comentários (0)