Mauro Carlesse lança campanha online contra transposição do Rio Tocantins

Para assinar o documento basta acessar o link Transposição, hospedado no site Petição Pública, que presta um serviço público gratuito de abaixo-assinados destinados a qualquer cidadão

Deputado estadual Mauro Carlesse
Descrição: Deputado estadual Mauro Carlesse Crédito: Koró Rocha

O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), lançou nesta segunda-feira, 13, a campanha online contra a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco, na qual conclama o povo tocantinense a participar de um abaixo-assinado para evitar que o Senado aprove a matéria. O projeto prevê um percurso de 733 KM de interligação entre o Tocantins e o Rio Preto, na Bahia, vinculado à bacia do São Francisco.

 

Para assinar o documento basta acessar o link Transposição, hospedado no site Petição Pública, que presta um serviço público gratuito de abaixo-assinados destinados a qualquer cidadão ou organização civil. O objetivo é que as petições e abaixo-assinados online mobilizem a população sobre temas relevantes.

 

Carlesse alerta que o nível das águas do Rio Tocantins baixa ano após ano, prejudicando o turismo, a pesca e a produção agropecuária. E, em alguns trechos, na época da seca, como no município de Tocantinópolis, região Norte do estado, já é possível fazer a travessia do rio a pé.

 

Por considerar a transposição prejudicial para o Estado, Carlesse apresentou no final de setembro um projeto de lei que visa a garantir a preservação dos recursos hídricos do Tocantins. Pela proposta, que está na Comissão de Minas e Energia, e será votada na próxima semana, em plenário, fica proibida a outorga do direito de uso dos recursos hídricos para projetos de transposição ou interligação que utilizem rios pertencentes ao Estado do Tocantins para bacias hidrográficas localizadas em outros Estados.

Comentários (0)