Na reta final, Cinthia decide seguir com Vicentinho e Gomes ao Senado, “por Palmas”

Prefeita teria comprometido apoio a Eduardo Gomes na reta final da corrida ao Senado. Entre os motivos, o fato do candidato representar eleitorado de Palmas e defender interesses da Capital

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro
Descrição: Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Crédito: Divulgação/Secom Palmas

Intensas articulações nos bastidores da política palmense caminharam para que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) batesse o martelo na noite de ontem, 2, em reunião com seu grupo político mais próximo, em torno do nome do ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD) ao Senado.

 

A reviravolta vem após duas ligações do ex-governador Siqueira Campos (DEM) à prefeita e também de uma visita pessoal do candidato, que foi até Cinthia pedir o apoio para ser “o senador de Palmas”. Com um histórico de militância política que passou por uma relação bem próxima com o ex-senador João Ribeiro, falecido em dezembro de 2013, desde Araguaína, Gomes construiu sua carreira política a partir de Palmas, onde foi vereador e presidente da Câmara Municipal antes de se eleger deputado federal.

 

Conforme apurado pelo T1 Notícias, pesou na decisão da prefeita, que já apoiava Vicentinho Alves (PR) desde o começo da campanha, um senador que a ajude a carrear recursos para Palmas, perfil que Gomes atende bem. “A prefeita precisa pensar no futuro da capital, acima das suas questões partidárias, e nesse quadro que está a eleição para o Senado, ajudar a decidir em favor de alguém que possa ser um parceiro da gestão num cenário bastante turbulento e incerto que se avizinha nas eleições presidenciais”, disse ao portal um aliado próximo da prefeita.

 

Gomes é conhecido pela alta capacidade de articulação e trânsito entre os diversos grupos políticos em Brasília, além de estar bem posicionado na disputa por uma das vagas ao Senado. “O apoio da prefeita pode ser decisivo nesta reta final e fazer a diferença em Palmas, ajudando a construir esta vitória e uma parceria político administrativa”, avaliou a fonte.

 

Dificuldades com Ataídes também pesaram

 

Por mais que a prefeita tenha retomado as boas relações com o senador Ataídes Oliveira (PSDB), presidente do seu partido, teria pesado na escolha dela o último ano turbulento entre os dois, que provocou rejeição ao nome dele na militância ligada a ela na Capital.

 

Por mais que Cinthia viesse pedindo o apoio a Ataídes a campanha do senador não teria decolado na Capital. O senador, que move um processo pela expulsão da prefeita dentro do PSDB, não teria buscado eliminar estes ruídos criados quando Cinthia permaneceu ao lado de Carlos Amastha (PSB), levantando a bandeira do ex-prefeito em apoio à eleição dele ao governo. Mesmo refluindo da disputa e apoiado Amastha, Ataídes não conseguiu apagar as marcar deixadas na militância.

 

O T1 Notícias tentou confirmar oficialmente o apoio da prefeita a Gomes, selado ontem, porém ainda aguarda retorno de sua assessoria.

Comentários (0)