Otoniel se reúne com prefeitos antes da votação para tentar consenso

A votação que irá escolher o novo presidente da ATM começa às 9 horas, mas antes da abertura, segundo as informações, haverá uma reunião para tentar um consenso em torno de um terceiro nome.

O prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade (PSDB) informou na manhã desta quinta-feira, 31, que irá se reunir com vários prefeitos, antes da votação, para discutir a possibilidade de indicação de um terceiro nome para concorrer às eleições da Associação Tocantinense dos Municípios. Até o momento, duas chapas estão registradas, sendo a de Otoniel e a do prefeito Leonardo Cintra (PSDB), de Almas.



“Desde o início eu sempre preguei o consenso para que não houvesse disputa na ATM por se tratar de uma entidade pequena. Eu estou chegando na OAB agora para uma reunião com os prefeito, vamos discutir a possibilidade de um terceiro nome, mas se não quiserem, nós vamos para o voto”, disse o prefeito.



Nova chapa

Na oportunidade, Otoniel explicou que mesmo tendo acabado o prazo para o registro das chapas, se houver consenso, o processo eleitoral pode ser feito por aclamação. “O prazo já terminou, mas o estatuto da ATM permite que se houver consenso, isso pode ser feito por aclamação, quanto a isso, não há problema algum”, finalizou.



Votação

As eleições da ATM acontecem nesta quinta, a partir das 9 horas da manhã, na sede da OAB-TO, em Palmas. No total, segundo informou Andrade, cerca de 100 prefeitos devem escolher o novo presidente.

Segundo as informações, a ATM tem 104 prefeitos associados, mas nem todos em estão em dia com a instituição. 
 

 

Chapas Registradas

Cintra e Otoniel protocolaram no dia 15 de janeiro, na sede administrativa da entidade municipalista, o registro de candidatura das chapas que disputam a diretoria da instituição, sob a supervisão da Comissão Eleitoral instituída para acompanhar toda a eleição da ATM. A comissão é formada pelos ex-prefeitos Antônio Luiz Bandeira Junior (Lajeado), João Paulo Ribeiro Filho (Araguacema) e João Luiz Cerqueira Costa (Jaú do Tocantins).

 

Cargos

Os representantes da chapas que concorrem à nova diretoria da ATM disputam os cargos de Diretoria (composto de Presidência, 1° e 2° vice-presidentes, 1° e 2° diretor administrativo e 1° e 2° diretor financeiros), do Conselho Deliberativo, composto por 5 prefeitos, e por fim, do Conselho Fiscal, formado por 03 prefeitos, além de suplentes. Otoniel Andrade e Leonardo Cintra disputam a 10ª presidência da ATM.

 

Presidentes

Figuras de destaque do cenário político já estiveram à frente da Associação Tocantinense de Municípios. Presidiram a ATM, os ex-prefeitos Manoel de Paula Bueno (1989/1991), Vicente Alves de Oliveira (1991/1993), Ewaldo Borges de Resende (1993/1997), José Bonifácio Gomes de Sousa (1997/2002), Paulo Roberto Ribeiro (2002/2005), João Abadio Oliveira e Silva (2005/2007) José George Wached Neto (2007/2009) e Valtenis Lino da Silva (2009/2010)

Atualmente, o ex-prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR) é o presidente da ATM.

 

Comentários (0)