Por unanimidade, ex-presidente Lula é condenado pelos desembargadores do TRF-4

O revisor Leandro Paulsen, o relator João Pedro Gebran e o juiz federal Victor Laus votaram pelo condenação e aumento da pena do ex-presidente.

Chegada do Lula em Porto Alegre
Descrição: Chegada do Lula em Porto Alegre Crédito: Da Web

Com os três votos definidos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve sua condenação confirmada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na tarde desta quarta-feira, 24, em Porto Alegre. O revisor Leandro Paulsen, o relator João Pedro Gebran, e o juiz federal Victor Laus votaram pelo aumento da pena do ex-presidente. 

 

O relator dos recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador João Pedro Gebran Neto, votou pela manutenção da condenação do petista e aumento da pena para 12 anos e um mês de reclusão e 280 dias-multa. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. O juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância, estabeleceu 9 anos e 6 meses de prisão.

 

Segundo Gebran, é possível afirmar com certeza o contexto em que ocorreram os crimes de corrupção. “Há prova, acima do razoável, de que o ex-presidente foi um dos principais articuladores, se não o principal, do esquema de corrupção na Petrobras."

 

O revisor do processo que julga o recurso do ex-presidente, desembargador Leandro Paulsen, também votou pela condenação de Lula e pelo aumento da pena para 12 anos e um mês de prisão. Ele acompanhou na íntegra o voto do relator, desembargador João Pedro Gebran Neto. Com esse voto, já são dois votos pela condenação do ex-presidente.

 

Assim como o relator, o revisor também negou o recurso do Ministério Público Federal, que pedia a condenação de Lula por três atos, e manteve a condenação por apenas um crime de corrupção e um crime de lavagem de dinheiro.

 

O terceiro e último a votar foi o desembargador Victor dos Santos Laus, que também manteve a condenação e aumento da pena. 

( Com Informações da Agência Brasil )

Comentários (0)