PT baixa resolução para expulsar filiados que apoiarem outras coligações

O filiado do PT que declarar apoio a outro candidato que não seja da coligação na qual o partido faz parte, será expulso do partido. O PT baixou uma resolução para punir, por infidelidade partidária..

Filiado que desrespeitar Estatuto vai ser expulso
Descrição: Filiado que desrespeitar Estatuto vai ser expulso Crédito: T1 Notícias

A Executiva Estadual do PT Tocantins baixou a Resolução nº013 informando que o PT irá punir os membros do partido que desrespeitarem o Código de Ética, por infidelidade partidária, declarando apoio a candidatos que não sejam da coligação aprovada em convenção partidária no início deste ano.

 

A resolução foi baixada após um grupo de petistas de Gurupi declararem apoio ao candidato a governador Sandoval Cardoso. O PT decidiu em convenção coligar com o PMDB, que tem como candidato a governador Marcelo Miranda, vice Marcelo Lelis e candidata ao Senado Federal, Kátia Abreu com o primeiro suplente Donizeti do PT.

 

De acordo com a resolução, o partido reafirma as disposições do Estatuto do PT no que concerne à fidelidade partidária, esclarece que "nenhum filiado está autorizado a discutir, posicionar-se, formar grupo ou bloco e, ainda, apoiar candidatos de outra sigla nas eleições de 2014, que não sejam as já definidas pelo partido" e ainda determinar que os "prefeitos, vereadores, cargos comissionados ou qualquer filiado, não poderá apoiar candidatos de outra sigla para as candidaturas proporcionais a deputado federal e estadual, como também ao cargo de senador de outra coligação".

 

A resolução entrou em vigor em 29 de julho.

 

O PT reforça a Resolução com base no Estatuto, que estabelece causas e razões para medidas disciplinares com penalidades, assim como proíbe campanha com candidaturas de outros partidos ou dobradinhas, salvo as aprovadas em convenção. O Estatuto permite a expulsão daquele que atuar contra as candidaturas partidárias ou fizer campanha para outro candidato não apoiado pelo partido.

 

Ainda reforça que o documento prevê a expulsão de filiado por "ostensiva hostilidade, atitudes desrespeitosas ou ofensas graves e reiteradas a dirigentes, lideranças partidárias, à própria legenda praticada por qualquer filiado ou filiada".

 

Saiba mais:

PT de Gurupi não autoriza apoio a Sandoval e reitera que partido está com PMDB

Comentários (0)