Ronaldo Dimas garante que Podemos disputará a prefeitura de Palmas com Alan Barbiero

Adiantou ao T1 que o partido está se articulando para disputar o governo do Estado em 2022

Alan Barbieiro
Descrição: Alan Barbieiro Crédito: Reprodução

O prefeito de Araguaína e presidente regional do Podemos, Ronaldo Dimas, decidiu falar ao T1 sobre o processo de sucessão municipal em Palmas. Em entrevista virtual, concedida no sábado passado, à tarde,14, ele garantiu que o partido vai para a disputa da prefeitura  da Capital com a pré-candidatura do ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, que deixa e PSB do ex-prefeito Carlos Amastha e se alinha com o Podemos para um projeto político que ambiciona o Palácio Araguaia em 2022. 

 

“Estamos trabalhando no sentido de fortalecer um grupo político para disputarmos o governo estadual em 2022”, sustentou, evitando entrar em detalhes sobre o assunto. No entanto, não descarta a possibilidade de ele mesmo ser o candidato desse grupo à sucessão do governador Mauro Carlesse (DEM).

 

O presidente do Podemos citou uma série de características do ex-reitor que considera fundamental para cacifá-lo à disputa pela prefeitura da Capital em 2020. “Conheço o Alan (Barbiero) há muito tempo, trabalhou comigo no IEL (Instituto Euvaldo Lodi), quando estive à frente da Fieto; foi responsável pela implantação de um programa de qualidade na indústria  que tínhamos em parceria com a Universidade de Copenhagen (na Dinamarca); com nosso total apoio, foi o primeiro reitor e implantou a UFT; a afinidade com ele é grande em relação ao que pensamos e queremos para Palmas e o Tocantins”.

 

No entendimento de Ronaldo Dimas, Alan Barbiero tem plenas condições e está preparado para lidar com a gestão pública, o que pôde ser constatado, segundo o prefeito de Araguaína, pelo trabalho do ex-reitor à frente da instituição. “Sua atividade empresarial, no agronegócio, tem evoluído demais, o que mostra grande capacidade gerencial, confirmando o excelente trabalho que fez na UFT”, discorreu o chefão do antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN).

 

Articulações serão intensificadas

 

O prefeito disse que o partido já definiu pré-candidaturas em praticamente 15 municípios tocantinenses, ao observar que o resultado das eleições para prefeitos no próximo ano vai apontar quais partidos terão condições de ir para a disputa ao Palácio Araguaia em 2022. “A ótica é sempre a mesma: cidadãos que de fato tenham capacidade de postular uma prefeitura e que possam e queiram contribuir com o desenvolvimento de suas cidades e, consequentemente, do Estado”, resumiu Ronaldo Dimas, fazendo questão de lembrar que tem sido procurado por muitas lideranças interessadas em se filiar e concorrer ao pleito pelo Podemos.

 

No caso de Araguaína, segundo maior colégio eleitoral do Tocantins, ele avalia que o processo à sua sucessão na prefeitura é um pouco diferente. Argumenta que o seu grupo político abrange diversos partidos, e o cenário atualmente, na sua visão, aponta pré-candidatos considerados muito fortes. “E cada um correndo para construir sua candidatura; só haverá uma decisão, que será de grupo, que vai se configurar em definitivo em julho do próximo ano”, conjecturou. 

 

Afirmou que em Gurupi o Podemos vai acompanhar o prefeito Laurez Moreira (PSB), seja qual for o candidato por ele para sucedê-lo. Dimas disse que ainda não conversou com o prefeito de Paraíso (MDB), nem com as lideranças de outros partidos. Sobre Porto Nacional, o prefeito de Araguaína observou que tem conversado com muita gente, mas ainda sem definição, por enquanto. Dimas sustentou também que, a partir de meados de janeiro, vai intensificar as articulações com as lideranças partidárias tocantinenses, com vista a selar alianças e acordos para as eleições municipais e, com isso, manter o grupo unido e coeso em torno de um projeto político e administrativo para o Estado.

Comentários (0)