Senadora Kátia Abreu e diretores da Acipa discutem alíquota tributária do Tocantins

Senadora foi recebida em almoço promovido pela diretoria da Acipa. Durante encontro, foi apresentado relatório da realização da Fenepalmas 2016, que ocorrerá de 22 a 26 de agosto

Senadora foi recebida por diretores da Acipa, em Palmas
Descrição: Senadora foi recebida por diretores da Acipa, em Palmas Crédito: Divulgação

A convite do presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Thiago Rosa Santiago, a senadora Kátia Abreu almoçou com os diretores da entidade, nesta terça-feira, 13, na sede da instituição. As Reformas da Previdência e a Trabalhista foram alguns dos assuntos da conversa, mas o assunto predominante foi à alíquota tributária do Tocantins.

 

O presidente da Acipa elogiou o trabalho da senadora à frente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atribuindo o resultado positivo da safra, divulgado na última semana, a esse trabalho. “Se nós tivéssemos alguém atuante como a senadora, não teríamos essa retração da indústria e do comércio no Tocantins. E a política tributária do Estado é um dos gargalho que enfrentamos”, apontou.
 

Kátia concordou e ainda acrescentou “o volume de produção no Estado também é outro gargalho. A iniciativa privada só nos ajudam e as entidades são fundamentais na organização de todo esse processo”, disse a senadora.
 

O diretor da Associação Comercial, Wereque Trajano protestou contra a lei estadual que instituiu a complementação de alíquota, explicado que as médias empresas estão pagando o ICMS duas vezes. “O contribuinte que faz adesão ao simples nacional, o qual  reúne todas as alíquotas de impostos, inclusive o ICMS, quando compra mercadoria de São Paulo, por exemplo com alíquota de 12% e o Estado do Tocantins é  18%, a empresa paga a diferença de alíquota sobre esse valor”, explica.
 

Trajano disse que já tentaram reverter à situação, junto do Governo e que agora a categoria será consultada sobre as próximas medidas que poderão ser tomadas.

Fenepalmas

Ao final os diretores apresentação o relatório da realização da Fenepalmas 2016 e o planejamento da edição da feira para 2017, a qual ocorrerá de 22 a 26 de agosto, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

 

Seceto

Mais cedo, a senadora já havia se reunido com a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Tocantins (Seceto), Adaneijela Dourado da Silva, que pediu o apoio da parlamentar para defender os interesses dos trabalhadores nas Reformas da Previdência e Trabalhista.  “Parabenizamos à senhora por ser a única parlamentar no Tocantins a defender os trabalhadores contras as Reformas e estamos à sua disposição”, disse a presidente.
 

No encontro a senadora também falou sobre o andamento das Reformas Trabalhistas e Previdenciárias no Senado Federal.
 

Na ocasião Adaneijela apresentou um vídeo institucional sobre o trabalho da entidade e convidou a senadora para a cerimônia de inauguração da sede do clube dos comerciários em Araguaína, para o próximo dia 30.

 

Comentários (0)