Vereador de Pugmil cobra ação de MPE depois de um ano que denunciou prefeita

Fabiano Peixoto acusa prefeita de desviar mais de R$ 4,5 milhões da Prefeitura de Pugmil. Ele cobra ação do MPE depois de quase um ano que fez a denúncia...

Vereador mostra os processos protocolados no MPE
Descrição: Vereador mostra os processos protocolados no MPE Crédito: T1 Notícias

O vereador de Pugmil, Fabiano Cardoso (DEM), entrou com uma Representação Criminal contra a ex-prefeita do município, Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes (PMDB), no Ministério Público Federal (MPF) por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha. As mesmas acusações foram formalizadas há cerca de um ano no Ministério Público Estadual (MPE) de Paraíso, mas “nunca virou ação”, disse o vereador.

Segundo relatou Fabiano Cardoso, “o MPE nunca se manifestou sobre o assunto, sendo que já tem mais de um ano que eu protocolei uma série de documentos comprovando o desvio de verba pública”. Na época, o vereador encaminhou denúncia também no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e após 15 dias o órgão respondeu que não teria autonomia para investigar o caso, tendo em vista que a atividade cabe aos órgãos de fiscalização.

Desde então, o vereador se concentrou em acompanhar o processo no MPE. Ele disse ao T1 Notícias que procurou o órgão várias vezes, mas que apenas era informado que devido a quantidade de ações, ainda não teria dado tempo de dar andamento a denúncia feita por ele.  A esperança agora, de acordo com o vereador, é que com o “Portal da Transparência, pelo menos no TCE ela [Maria de Jesus] possa ser investigada na prestação de contas”.

Denúncia

Fabiano Peixoto acusou a prefeita de desviar mais de 4,5 milhões dos cofres públicos. Segundo ele, foram realizados shows, locação de veículos acima do valor de mercado, emissão de notas frias por empresas fantasmas, formação de quadrilha e compra de combustível com valor exacerbado.

"Para se ter uma ideia, no município de Rosalândia, que é a Velha Rosalândia, Nova Rosalânica, o distrito Campo Maior e mais três assentamentos, não foi gasto a metade do que a prefeita gastou em Pugmil. Ela acabou com o município", disse.

O T1 Notícias publicou matéria na época da denuncia. Veja.

MPE se manifesta

O MPE se manifestou por meio de nota justificando que não houve possibilidade de levantar as informações acerca da denúncia do vereador, conforme solicitação do T1 Notícias. Confira.

O Ministério Público Estadual (MPE) informa que o vereador Fabiano Peixoto Cardoso apresentou várias denúncias contra a então prefeita de Pugmil, Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes. No entanto, não foi possível realizar, nesta quinta-feira, 7, um levantamento das providências tomadas devido aos trabalhos estarem concentrados na prestação de informações ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que realiza inspeções nas Promotorias de Justiça de Paraíso.

Comentários (0)