Mais de 1.500 pessoas saem da fila de espera para cirurgias eletivas no Estado

Entre as unidades geridas pela SES-TO, com maior crescimento de produtividade está o Hospital Regional de Araguaína que saiu de 89 para 166 procedimentos

Crédito: Divulgação/SES-TO

1.565 pessoas foram retiradas do Sistema Gerenciamento de Fila de Espera de Cirurgias Eletivas (SIGLE), no Tocantins, em março de 2024. Os procedimentos ocorreram na rotina das unidades hospitalares geridas SES-TO, por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins e através de convênios com municípios e em hospitais contratualizados. Os números superaram a marca de 1.555 cirurgias eletivas realizada pelo Governo do Tocantins em março de 2023.

 

“Dei a entrada para a realização da minha cirurgia de laqueadura em dezembro de 2023 e no dia 08 de março recebi a ligação para ser operada em Guaraí. Para ir e voltar tivemos o transporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que nos deu toda a assistência e no hospital, fui bem atendida pela equipe, que prestaram todo o cuidado antes, durante e depois que eu saí”. A declaração é da merendeira Joelma Silva, moradora de Palmas, que foi contemplada com a cirurgia de laqueadura, no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA).

 

Assim como ela, outras famílias também foram atendidas, como a paciente Raquel Martins Marinho Silveira, de 56 anos, moradora de Araguacema, atendida no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT). "Sofria com uma dor terrível na mão, mas depois de um ano aguardando a cirurgia, agora estou feliz em ter feito o procedimento hoje. Estou retomando uma vida sem dores e fazendo os serviços que eu já tinha deixado de fazer", declarou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “o alcance desses números, reforça todo o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde com o respaldo do governador Wanderlei Barbosa, que mensalmente busca garantir mais saúde e qualidade de vida aos tocantinenses atendidos no SUS. Agradecemos o empenho de todos e reiteramos nosso compromisso em continuar transformando vidas”, pontuou.

 

Destaques

Dentre as unidades hospitalares geridas pela SES-TO, as que apresentaram maiores índices de crescimento na realização dos procedimentos eletivos estão: Hospital Regional de Araguaína (HRA), com 86% - de 89 para 166; Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), com 60% - de 65 para 104 e Hospital Regional de Arraias (HRARR), com 50% - de 22 para 33.

 

“Desde que assumi a direção do HRA tenho zelado pela qualidade no atendimento e estabelecido metas para o hospital e os números de eletivas mostram que a equipe se envolveu no processo e tem se empenhado para prestar uma assistência digna e mais qualidade de vida aos moradores da região Norte do Tocantins, que é atendida em sua maioria pelo SUS e referenciada para a nossa unidade”, afirmou a diretora-geral do Hospital Regional de Araguaína, Cristiane Uchoa.

 

Números

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 34 mil pessoas da fila de espera por uma cirurgia eletiva. Dessas, mais de 18 mil foram atendidas em 2023. E em 2024, 4.937 foram contempladas com um procedimento.

Comentários (0)