Barreiras, na Bahia, oferece excelentes atrações naturais para turismo

Situada a 580 Km de distância de Palmas, Barreiras, na Bahia, oferece excelentes opções de ecoturismo. A cidade desponta no cenário nacional como porta de entrada do mais novo destino de ecoturismo da Bahia, o “Caminhos do Oeste”, que tem como principais atrativos as cachoeiras do Redondo e do Acaba Vida, localizadas na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio de Janeiro (APA Rio de Janeiro). A APA está localizada na região oeste do estado da Bahia, se estendendo ao longo do Rio de Janeiro, desde sua nascente, próxima a Serra dos Gerais, fronteira natural entre os estados da Bahia e Tocantins. Abrange os municípios de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, com uma área total de 351.300 hectares.

 

O Rio de Ondas é a principal área de lazer no perímetro urbano de Barreiras. Em suas margens estão localizados os mais importantes clubes, balneários e chácaras do município. O rio tem águas cristalinas apropriadas para banho e corredeiras onde é praticado o bóia-cross, descida pelo rio em câmeras de ar. Cidade de porte médio, Barreiras oferece uma razoável rede hoteleira, restaurantes variados e bares com músicas ao vivo. Tem o Carnaoeste, considerado o melhor mais seguro carnaval do interior da Bahia. Realiza também, como turismo de negócios, a segunda maior Feira Agropecuária do estado.

 

Na área da gastronomia dois pratos surgem como referência na culinária local: Galinha caipira com pirão de mulher parida (galinha cozida com tempero especial, do caldo se faz o pirão com farinha de mandioca) e Pirão com cabeça de surubim (cabeça de peixe cozida com tempero próprio, do caldo é feito o pirão com farinha de mandioca). No mercado popular rural, junto ao Centro de Abastecimento de Barreiras, ou na feira que acontece aos sábados, é possível encontrar doces e frutas típicas, com destaque para buriti, cajuí e maracujá nativos. Outras especialidades locais são a cachaça brejeira e licores de frutas silvestres, como pequi, jenipapo e cajuí.

 

Como chegar

De carro:

Através das rodovias TO 040 – Palmas/Barreiras; BR 324, 116 e 242 – Salvador/Barreiras; e BR 020 – Brasília/Salvador.

De avião:

Voos diários da Nordeste Linhas Aéreas, saindo de Salvador ou Brasília.

Informações

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Barreiras – (77) 3613 9558

 

Comentários (0)