Há 14 anos em agroindústria, funcionária lembra que passou fome e mudou de vida

“Passei fome e hoje a Frango Norte é a minha vida”, diz funcionária da agroindústria localizada em Paraíso. Maior vitória foi a conquista da casa própria...

Domingas lembra que passou fome antes de emprego
Descrição: Domingas lembra que passou fome antes de emprego Crédito: Lourenço Bonifácio

Domingas Ferreira, funcionária da empresa agroindustrial Frango Norte, localizada em Paraíso do Tocantins, saiu do estado do Maranhão em busca de melhoria de vida. Com uma história semelhante a de milhares de tocantinenses, Domingas passou por muitas dificuldades até conseguir um emprego fixo, com carteira de trabalho registrada, o que para ela é um privilégio. “Eu já passei fome e hoje a Frango Norte é a minha vida. Eu não tenho vergonha de dizer isso”, declara.

 

Atualmente Domingas trabalha no setor de embalagem da empresa, mas já passou por outros setores nos 14 anos em que está empregada na agroindústria. Quando se lembra das dificuldades, Domingas explica o porquê do valor dado ao emprego. “Quando cheguei aqui, fui morar de favor na casa da minha cunhada, que tinha dois cômodos”, relembra.

 

O emprego na agroindústria foi o primeiro com carteira assinada de Domingas Ferreira: “antes eu trabalhava na roça, no Maranhão”. Assim que chegou ao município de Paraíso do Tocantins, Domingas conta que trabalhava de doméstica, lavava e passava roupas e fazia faxina, “mas era difícil, o dinheiro não dava para nada. Minha vida mudou muito”.

a

 

A funcionária, que é conhecida por todos da empresa como Dona Domingas, tem um carinho especial para com os patrões e colegas de trabalho e diz que eles a oportunizaram uma profissão: “eu me encontrei aqui. Tudo o que eu sei fazer hoje, eu aprendi aqui”. Com o salário bem maior que o mínimo, a funcionária diz que não pensa em sair da empresa e se considera uma pessoa satisfeita com o trabalho: “só saio daqui se meu patrão me colocar para fora”, brinca a funcionária.

 

A conquista da casa própria

Uma das maiores conquistas de dona Domingas desde que chegou ao Tocantins foi a casa própria. De origem humilde e sem muita instrução, já que teve pouco estudo, ela contou com a ajuda da empresa para realizar esse sonho.

 

Vários setores da Frango Norte se mobilizaram para auxiliar o processo de compra da casa da funcionária, não financeiramente, mas na documentação. “Os trâmites burocráticos, a papelada, a documentação”, tudo foi organizado pela empresa para que a conquista da casa própria deixasse de ser apenas um sonho distante e se tornasse uma realidade para a funcionária.

 

Segundo Domingas, é por situações como essa que ela é tão grata à empresa e aos patrões. “Hoje, graças à Frango Norte, eu comprei minha casa, murada, na cerâmica, com cinco cômodos, dois banheiros”, conta emocionada.

 

Frango Norte

A empresa Frango Norte é uma das maiores agroindústrias do Tocantins e, em parceria com pequenos produtores, cria a ave em granjeiros da região. A empresa viabiliza a ração para o produtor das aves e recolhe os animais para o abate, pagando ao produtor pela criação. O processo de industrialização é todo realizado na sede da empresa, em Paraíso do Tocantins. De lá saem aves inteiras, empacotadas em partes a exemplo da coxa, sobrecoxa e peito, e derivados para as prateleiras dos supermercados. Além de abastecer o Estado, a Frango Norte gera milhares de empregos e possibilita o crescimento do pequeno agricultor. 

2

 

 

Comentários (0)