Famílias sem terra invadem prédio do Incra: órgão só discute após desocupação

Unidos por meio de articulação camponesa, famílias de assentados sem terra reivindicam reunião urgente com entidades estaduais e federais, em busca de regularização das terras ocupadas.

Incra de Araguaína é ocupado por manifestantes
Descrição: Incra de Araguaína é ocupado por manifestantes Crédito: Da Web

Famílias camponesas e remanescentes de quilombos, unidos por meio da Articulação Camponesa, invadiram o prédio do Incra, em Araguaína, na manhã desta segunda-feira, 18. A exigência deles é que seja realizada, em regime de urgência, uma reunião com representantes de entidades federais e estaduais, para que sejam discutidas as demandas da categoria, na região do norte e extremo norte do Tocantins.

 

A Articulação Camponesa é formada pelas comunidades de Araguaína, Augustinópolis, Babaçulândia, Bandeirantes, Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins e Palmeirante.

 

Os manifestantes apresentaram a pauta de demandas relacionadas ao Acampamento Bom Jesus, Acampamento Vitória, Acampamento Gabriel Filho, ocupantes do Santo Antônio Bom Sossego, ocupantes da Boa Esperança, Comunidade Grotão, ocupantes do Ipê e Junqueira e do acampamento Taboca.

 

Ocupação

O grupo ocupou a unidade do Incra, em Araguaína, e apresentou pauta em nome da Articulação Camponesa de Luta Pela Terra e Defesa dos Territórios.

 

Parte das reivindicações diz respeito à regularização fundiária de áreas da União para os trabalhadores ou a destinação destas terras ao Incra, para criação de projetos de assentamento, por parte do Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

O Incra informou que já encaminhou a pauta à Coordenação Estadual do Programa Terra Legal, para manifestação e atuação em conjunto com o Instituto.

 

As questões apresentadas foram temas de audiências públicas realizadas dias 26 e 27 de maio, em Araguaína, com a participação da Ouvidoria Agrária Nacional, Ministério Público Federal e Defensoria Pública.

 

Incra só vai discutir após desocupação

A Superintendência Regional do Incra no Estado do Tocantins informou que a pauta dos trabalhadores rurais sem-terra, que ocuparam a unidade da autarquia em Araguaína, será discutida com representantes do Instituto e do Ministério do Desenvolvimento Agrário somente após a desocupação pacífica das instalações.

 

O Incra esclareceu ainda que as pautas relacionadas à regularização fundiária foram encaminhadas ao Programa Terra Legal Amazônia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para manifestação.

 

Caso a Unidade de Araguaína não seja desocupada, o Incra solicitará judicialmente a reintegração de posse, nesta terça-feira, 19.

 

Comentários (0)