Ministro dos Transportes anuncia que duplicação da BR 153 começará neste ano

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, anunciou que a duplicação da BR 153 começará ainda este ano. Os envelopes para contratação da empresa serão abertos em maio...

Ministro Cesar Borges
Descrição: Ministro Cesar Borges Crédito: Pedro Barbosa

O Ministro dos Transportes, Cesar Borges, anunciou que os envelopes para contratação da empresa responsável pela duplicação da BR 153 serão abertos no próximo dia 23 de maio.

“O edital foi lançado dia 21 de maio, os envelopes serão abertos no dia 23 de maio e teremos o vencedor. Ainda este ano nós teremos obras”. O ministro lembrou que “para se cobrar o pedágio nesse trecho é necessário ter pelo menos 10% da rodovia duplicada”. Afirmou também que a duplicação total da BR 153 vai estar pronta em cinco anos. “Nós queremos trabalhar o trecho de Anápolis a Gurupi e de Gurupi a Palmas será feito como obra pública pelo DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte]”.

O ministro Cesar Borges também anunciou que no dia 8 de maio será a abertura dos envelopes no processo de licitação para derrocagem do Pedral do Lourenço, que teve edital lançado em 20 de março. Após a abertura será feito o processo de contratação “a previsão de início de obra seria ainda esse ano para conclusão em 2016”, afirmou.

O ministro disse que o Estado do Tocantins é privilegiado na questão hidroviária por ter três modais, “dois já existentes em utilização plena que é a BR 153, que será duplicada de Anápolis até Palmas, a ferrovia Norte Sul que está totalmente concluída no Estado do Tocantins e finalmente a Hidrovia do Tocantins, que um modal mais limpo, mais barato e ecologicamente mais correto. Com o derrocamento do Pedral de Lourenço com certeza daremos um grande passo”.

Sobre a Ferrovia Norte Sul, o ministro Cesar Borges disse que a presidenta Dilma Roussef irá inaugurar nesse semestre o trecho de Palmas a Anápolis, posteriormente de Anápolis até Estrala do Oeste (SP), “e ai teremos a ligação do Porto de Santos passando por Tocantins até Itaqui, e posteriormente em Barcarena no Pará”,

Outras obras no Tocantins, como a projeção das eclusas de Estreito e de Lajeado, também foram citadas pelo ministro dos Transportes como parte do projeto de continuidade da hidrovia. Com as duas eclusas “nos teremos a navegação até a cidade de Peixe com 1.400 quilômetros aproximado da hidrovia do Tocantins”.

O ministro esteve em Palmas na manhã desta quinta-feira, 24, no Seminário Hidrovia Tocantins, promovido pela senadora Kátia Abreu (PMDB).

Comentários (0)