Motoristas oficiais do Estado se reúnem para discutir possibilidade de greve

Representantes do Sindicato dos Motoristas do Estado cobram melhorias salariais, recuperação de perdas e o cumprimento do PCCR. Secad diz que não há defasagem...

Representantos do Simoeto na CTB, em Palmas
Descrição: Representantos do Simoeto na CTB, em Palmas Crédito: Ascom Simoeto

Representantes dos motoristas oficiais do Estado realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira, 19, na sede da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), para debater pautas relacionadas à categoria, tendo como principal assunto a defasagem dos salários e a falta de cumprimento do Governo do Estado quanto a data-base.

 

O presidente do Sindicato dos Motoristas do Estado do Tocantins (Simoeto), Cleder Camargo da Silva, explicou ao Portal T1 Notícias que a categoria estuda a possibilidade de deflagrar greve nas próximas semanas. “Já tentamos por diversas vezes conversar com o secretario da Administração e não conseguimos retorno. A impressão é que o Estado não está interessado em debater sobre nossos questionamentos”, afirmou o presidente.

 

Cleber Camargo disse ainda que os salários estão defasados e que o Governo não tem respeitado o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria.

 

“Se compararmos a situação atual com o período em que iniciaram as perdas podemos ver o quanto o Governo deixou nossa classe a desejar. Em 2000, quando um motorista tomava posse no Estado, recebia o proporcional a 2,48 salários mínimos, agora em 2014, o profissional entra no Estado com o proporcional a 1,14 salários mínimos”, disse.

 

O presidente do Simoeto explicou que a maioria dos motoristas tem medo de participar das reuniões por retaliação, mas já estão acertando a possibilidade de deflagrar greve caso o secretário Lúcio Mascarenhas não atenda o pedido da classe. “Queremos conversar com o secretário da Administração, caso isso não aconteça, vamos entrar em greve”, antecipou.

 

Secad nega defasagem

Por meio de nota, a Secad informou que os motoristas são atendidos pelo PCCR e que, caso sejam preenchidos os requisitos, podem alcançar a evolução salarial, com as Progressões Horizontal e Vertical. Quanto à agenda com o secretário Lúcio Mascarenhas, a pasta disse que em breve se manifestará.

 

Confirma na íntegra a nota da Secad

 

NOTA

A Secretaria da Administração informa que:

1. Todos os Servidores Públicos efetivos e estáveis são beneficiados com PCCR - Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração que abrange todos os Quadros Profissionais do Poder Executivo. Essa gestão é que torna efetiva a política de recursos humanos gerida pelo Governo do Estado.

2. A classe de Motoristas, como todas as outras, também se beneficia com o PCCR, que preenchendo os requisitos necessários podem alcançar a evolução salarial com as Progressões Horizontal e Vertical, no período de dois em dois anos (Horizontal) e de três em três anos (Vertical), com aumento real nos salários de 5% e 22% nessa sequência para servidores que entraram até Dezembro de 2012 e 5% e 11% para os que ingressaram a partir de Dezembro de 2013.

3. Todas as categorias, inclusive dos Motoristas, são beneficiadas também com a Data-Base, reposição salarial anual com base na atualização monetária (inflação). Isso mostra que não há defasagem nos salários de nenhuma categoria de servidores públicos do Estado do Tocantins.

4. Com relação à agenda com o presidente do Sindicato dos Motoristas Oficiais do Tocantins, o secretário da Administração Lúcio Mascarenhas em breve se manifestará.

 

 

Comentários (0)