Movimento LGBT manifesta na Praça dos Girassóis contra revogação de Plano

O Plano Estadual havia sido aprovado e foi revogado dez dias depois pela Secretaria de Defesa Social. De acordo com a Seds, medida foi para realizar adequações. Movimento discorda...

Movimento LGBT protesta na porta da SEDS
Descrição: Movimento LGBT protesta na porta da SEDS Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Integrantes do Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) realizaram nesta terça-feira, 16, manifestação em prol de efetivação do Plano Estadual em Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos LGBT, que foi aprovado pela Secretária de Defesa Social, em 29 de agosto, e revogado no dia 09 de setembro, em atos publicados no Diário Oficial do Estado.

 

Cerca de 50 pessoas participaram do manifesto que teve início por volta das 8h, na entrada da Seds e, a partir das 17h, percorreu as demais Secretarias de Estado que compõem o Plano.

 

De acordo com Mariana Rodrigues, articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas e membro da Comissão Estadual, que discutiu e elaborou o Plano Estadual LGBT, o ato foi organizado com o propósito de chamar a atenção da Secretaria de Defesa Social, de forma a abrir espaço para o diálogo.

 

“Não entendemos o porquê da revogação do Plano. A Seds nos atendeu prontamente, o que faz da nossa manifestação uma ação produtiva, mas não aceitamos o argumento de que é preciso fazer adequações. Esperamos quatro meses para que as Secretarias fizessem essas adequações e agora eles dizem que ainda não foram feitas? Não aceitamos esse argumento”, destacou Mariana.

 

Ainda segundo a articuladora, o Movimento acredita que a Secretaria esteja sofrendo pressão de grupos fundamentalistas. “Esse Plano contempla o que já estava previsto nas Conferências Estadual e Federal, aguardamos agora uma nova reunião com a Seds para conversarmos sobre a vigência do Plano”, disse.

 

Saiba mais

Comunidade LGBT promove manifesto contra revogação de Plano Estadual nesta 3ª

Dez dias após aprovação, Plano Estadual de Direitos LGBT é revogado pelo Estado

Comentários (0)