Sem receber salários desde março, professores ameaçam greve

Professores afirmam que estão desde março sem receber salários e cobram piso nacional da categoria. Prefeito garante que pagamento sai nesta segunda-feira.

Goiatins
Descrição: Goiatins Crédito: Da Web

Com salários atrasados desde março, os professores de Goiatins ameaçam entrar em greve caso a Prefeitura não coloque os pagamentos em dia. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), professora Leoci Rodrigues Guida, um ofício será entregue ao prefeito com indicativo de greve em 48 horas.

Além do pagamento do salário atrasado, os professores exigem também o cumprimento do piso salarial nacional da categoria de R$ 1.567,00 e pagamento retroativo do piso dos últimos seis meses, cumprimento do Plano de Cargos Salários e Carreira dos servidores da Educação e retorno dos empréstimos consignados em folha.

A diretora do Sintet afirmou ao Portal T1 Notícias que esta não é a primeira vez que os profissionais da Educação ficam sem receber. “A Prefeitura faz uma espécie de rodízio nos pagamentos. Uma vez paga o pessoal da Saúde, outra vez da Educação e assim por diante”, argumentou.

Leoci afirmou também que os pagamentos são feitos de forma irregular.  De acordo com ela tem mês que os professores recebem dia 10, no mês outro dia 20 e até no dia 30. "Isto provoca um descontrole nas contas pessoais com prejuízo aos trabalhadores", argumentou.

Prefeito diz que paga nesta segunda-feira

O prefeito de Goiatins, Vinícius Donnover Gomes , informou ao Portal T1 Notícias que o pagamento dos professores será feito ainda nesta segunda-feira, 15. “No máximo até hoje à noite o dinheiro estará na conta”, garantiu o prefeito. De acordo com ele, o atraso se deu em função do município estar fazendo uma readequação no quadro de servidores. “Tem pessoal fora da função e nós estamos examinado caso a casão” argumentou.

O prefeito garantiu também que, até o próximo mês, todos os professores deverão receber o piso nacional da categoria.

 

 

 

 

 

Comentários (0)